Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Rio Organiza Operações Especiais de Trânsito e Transporte para Concurso Nacional Unificado

Neste domingo, a cidade do Rio de Janeiro será palco do Concurso Nacional Unificado (CNU), e, para garantir a mobilidade dos 125.518 candidatos que estão se preparando para realizar as provas, foi montado um esquema especial de trânsito e transportes.

Este concurso é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. As provas serão realizadas em dois turnos, pela manhã e à tarde, com intensos esforços para garantir a fluidez no trânsito e evitar contratempos.

As principais áreas de concentração dos candidatos estarão localizadas nos bairros de Bonsucesso, Maracanã, Tijuca, centro, Botafogo e Gávea. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), com o apoio da Guarda Municipal, prepara uma operação especial naquelas regiões. Uma equipe de agentes será mobilizada para monitorar e orientar o fluxo de veículos e pedestres, além de reprimir o estacionamento irregular.

A CET também contará com o apoio de técnicos que estarão acompanhando as condições do trânsito através de câmeras, para realizar os ajustes necessários nos semáforos, se necessário. Paralelamente, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) trabalhará para garantir a limpeza das ruas próximas aos locais de prova.

Além do controle de trânsito, o transporte público será reforçado. Os ônibus municipais, BRTs e VLTs, assim como o metrô, trens, barcas e ônibus intermunicipais, terão horários extras, intervalos menores e a frota será ampliada para atender a demanda. O Terminal Integrado Gentileza (TIG) vai monitorar o fluxo de pessoas com o apoio de um Centro de Controle dedicado.

A concessão do serviço público de transporte passa por diversas empresas, que estão ajustando seus horários para oferecer um serviço eficiente durante este evento. Para os candidatos que não estão na cidade do Rio de Janeiro, espera-se um aumento de 10% nas viagens intermunicipais, especialmente para o município carioca.

Essa operação especial é um esforço conjunto para garantir o sucesso do Concurso Nacional Unificado, promovendo igualdade de oportunidades, padronizando procedimentos e aprimorando os métodos de seleção de servidores públicos. Os candidatos, por sua vez, são incentivados a chegar com antecedência para evitar contratempos.

VEJA MAIS

Deepfakes causam danos duradouros às crianças; veja como protegê-las

Se seu filho ainda não viu um deepfake de alguém associado à sua escola, é…

“Comum acordo“: Prefeitura nega que Nunes tenha desistido de dar secretaria a vice

A Prefeitura de São Paulo emitiu nota nesta sexta-feira (3) para negar que Ricardo Nunes…

Companhias aéreas brasileiras estão entre as mais pontuais do mundo

Pode não ser uma surpresa para quem saiu de férias este ano, mas as Nações…