Até a última quarta-feira, 65% dos candidatos inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU) ainda não conferiram o local de suas provas que acontecerão no próximo domingo (18), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Portanto, apenas 35% dos mais de 2,11 milhões de inscritos acessaram à tempo seu cartão de confirmação de inscrição.
Desde o dia 7 de agosto, o documento está disponível na Área do Candidato, na mesma página na internet em que a pessoa fez a inscrição. Ele contém informações cruciais, como: número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita tem direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, caso seja necessário.
Acesar o documento requer login com os dados da conta do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, incluindo número do CPF e senha cadastrados. O Ministério da Gestão recomendou aos candidatos que acessem o cartão de confirmação com antecedência para evitar possíveis confusões no dia da prova.
De acordo com o Manual do Candidato, após confirmar o local de aplicação das provas, é aconselhado que o candidato verifique com antecedência o endereço, tempo de deslocamento e os meios de transporte para chegar ao local. Como as provas serão num domingo, o transporte público pode ter horários diferenciados em algumas cidades.
Na hora da prova, se houver alguma discrepância de informações no cartão de confirmação, o candidato pode solicitar correções de acordo com o que foi solicitado no ato da inscrição. Entretanto, não será permitido solicitar mudança de município de realização da prova.
Para efetuar a prova, é obrigatória a apresentação de um documento de identidade original com foto. A organização do concurso alerta que não serão aceitas cópias de documentos, mesmo autenticadas, nem fotografias dos mesmos.
O concurso está oferecendo 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. Os salários dos aprovados variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, dependendo do cargo. Além disso, haverá um banco de candidatos com mais de 13 mil classificados para possíveis convocações futuras. O resultado do certame será divulgado em 21 de novembro e, em janeiro de 2025, começarão as convocações para a posse dos aprovados, bem como para os cursos de formação em carreiras específicas.