Escolher a melhor taxa de juros ao mês é fundamental ao contratar um empréstimo pessoal ou utilizar o cheque especial. Neste mês de maio, o Banco do Brasil apresentou as menores taxas de juros mensais, tanto no crédito individual quanto no uso do limite em conta, segundo a pesquisa de taxas de juros do Procon-SP.
O Núcleo de Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP analisou as taxas de juros do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander no último dia 5 deste mês.
As informações se referem às taxas máximas prefixadas para pessoas físicas não preferenciais. Não foi considerado o canal de contratação. Para o cheque especial, foi considerado o prazo de trinta dias e, para o empréstimo pessoal, o contrato é de doze meses.
A taxa média do empréstimo pessoal dos bancos analisados foi de 8,12% ao mês, segundo o levantamento. O valor é 0,11 ponto percentual menor em comparação com os índices do mês de abril.
O Bradesco reduziu a taxa de 9,45% ao mês, em abril, para os atuais 8,57% ao mês. A redução é de 0,88 ponto percentual, o que indica uma variação de 9,31% para baixo.
Em sentido oposto, a Caixa Econômica Federal elevou a taxa do empréstimo pessoal de 6,6% ao mês, em abril, para 8,57% ao mês, em maio — um aumento de 1,97 ponto percentual, equivalente a uma alta de 29,85%.
Os demais bancos mantiveram as taxas entre os meses analisados.
A taxa média para o cheque especial praticada pelos bancos foi de 7,96% ao mês. De acordo com o Procon-SP, não houve alteração nas taxas em relação ao mês anterior.
O órgão de defesa do consumidor destaca que o Banco Central limitou, em 2019, a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoas físicas em 8% ao mês.
“O consumidor deve evitar utilizar o limite do cheque especial, já que as taxas, mesmo com a limitação da cobrança em 8%, continuam muito elevadas. Caso necessite de um empréstimo, deve avaliar principalmente a taxa em função do prazo do contrato, que pode variar significativamente de uma modalidade para outra, bem como entre as instituições financeiras”, escreveu o Procon-SP.
Demonstrativo das Taxas de Juros praticadas em maio de 2025
Bancos Empréstimo Pessoal (ao mês) Cheque Especial (ao mês)
- Banco do Brasil 6,58% 7,74%
- Bradesco 8,57% 8,00%
- Caixa Econômica Federal 6,86% 8,00%
- Itaú 9,49% 8,00%
- Safra 7,25% 8,00%
- Santander 9,99% 8,00%
8 em cada 10 pessoas consideram usar IA para decisões financeiras