Gripe aviária: risco para humanos é baixo, diz infectologista

A gripe aviária tem gerado preocupações no Brasil, mas especialistas apontam que o risco para a população humana é baixo neste momento. Em entrevista à CNN, a infectologista Melissa Valentini, do Grupo Fleury, esclareceu a situação atual da doença no país.

Segundo Valentini, a chance de um surto ou epidemia de gripe aviária em humanos no Brasil é muito pequena. “Nós não temos nenhum caso humano no Brasil, nós só temos casos em aves, tanto nas aves do zoológico quanto nas aves desse local de produção”, explicou a especialista.

Situação nos Estados Unidos

A infectologista comparou a situação brasileira com a dos Estados Unidos, onde o surto está em estágio mais avançado. “Nos Estados Unidos, eles já vêm enfrentando esse surto há mais tempo. Hoje, o Centro de Controle de Doenças americano tem 70 casos confirmados em humanos”, informou Valentini.

Ela ressaltou que, mesmo nos EUA, onde a situação está mais desenvolvida, a transmissão entre humanos não foi observada. “As pessoas que se infectaram foram pessoas que tiveram contato íntimo com aves ou com rebanho de bois. Então o contato de pessoa para pessoa não ocorreu ainda”, afirmou.

Medidas de precaução

Apesar do baixo risco atual, Valentini enfatizou a importância da vigilância contínua. As autoridades de saúde continuam monitorando de perto a situação, tanto em relação às aves quanto à possível transmissão para humanos.

A infectologista recomendou que pessoas que trabalham diretamente com aves ou em ambientes de risco sigam rigorosamente as medidas de biossegurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Para a população em geral, não há motivo para pânico, mas é sempre aconselhável manter boas práticas de higiene e evitar contato próximo com aves doentes ou mortas.

Gripe aviária: o que é, quais os sintomas e como é feito o tratamento

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Crise do INSS desafia estratégia de comunicação de Sidônio no governo Lula

Sidônio Palmeira assumiu como ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República em janeiro,…

Reunião entre Rússia e Ucrânia termina sem perspectiva de cessar-fogo

A primeira reunião bilateral entre Rússia e Ucrânia desde as primeiras semanas da guerra entre…

Justiça atende Prefeitura de São Paulo e impede mototáxis na cidade

A Prefeitura de São Paulo obteve liminar favorável a seu pedido de suspensão de serviços…