Lula diz que ligou para Putin e pediu pelo fim da guerra na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (13), em Pequim, que chegou a ligar para o presidente russo, Vladimir Putin, antes da viagem na última semana para Moscou e pediu para que ele encerasse a guerra na Ucrânia.

“Eu tive a petulância de um dia ligar para o presidente Putin e dizer: pare com essa guerra e volte para a política, porque a política tá precisando muito de mudar o debate pelo crescimento da extrema-direita radicalizada nazista no mundo inteiro”, disse Lula.

O presidente ainda disse estar feliz com o resultado das conversas sobre paz no conflito e do resultado da viagem.

“E é com muito otimismo que eu vi a proposta do Putin, que eu vi a aceitação da proposta do Putin pelo Zelensky e que o presidente Xi Jinping e eu colocamos o resultado disso numa nota e divulgamos isso parabenizando tanto a proposta do Putin, quanto a aceitação do Zelensky na possibilidade de que ele se junte em Istambul e possam conversar de verdade. Ao invés de trocar tiros, trocar palavras”, acrescentou.

O presidente russo, Vladimir Putin, propôs “conversas diretas” com a Ucrânia na quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia, em busca de um cessar-fogo entre os dois países.

A fala de Putin ocorre enquanto líderes europeus e os Estados Unidos pressionam Putin a concordar com um cessar-fogo de 30 dias, em busca de pôr fim ao conflito de três anos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio vai a R$ 60 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2862 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (13). O prêmio principal…

Libertadores: Fortaleza não passa do 0 a 0 com o Bucaramanga

Tendo como objetivo alcançar a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa Libertadores,…

Enem: veja como abolição da escravatura já foi cobrada nas provas

A abolição da escravatura completa 137 anos nesta terça-feira (13). O tema, um dos mais…