EUA e China iniciam negociações para aliviar tarifas, diz mídia chinesa

As negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China começaram em Genebra, Suíça, segundo a mídia estatal chinesa neste sábado (10), um sinal de calma na guerra comercial desencadeada pelas tarifas de Donald Trump.

O vice-premiê, He Lifeng, liderará as negociações do lado chinês, enquanto o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, será o principal representante dos EUA, informou a emissora estatal CCTV em um relatório.

Bessent pediu no início desta semana que não se esperasse um grande acordo comercial das reuniões, mas reconheceu que se tratava de um passo importante nas negociações.

Os EUA impuseram uma tarifa mínima de 145% sobre a maioria das importações chinesas, e a China respondeu com uma tarifa de 125% sobre a maioria das importações americanas.

Como resultado, o comércio entre os dois lados está caindo drasticamente, de acordo com especialistas em logística.

Mesmo a redução dessa tarifa pela metade pode não ser suficiente para alterar significativamente os níveis de comércio. Economistas afirmam que 50% é o limite decisivo para o retorno de negócios relativamente normais entre os dois países.

Na sexta-feira (9), horas depois de autoridades comerciais dos EUA partirem para a Suíça, Trump levantou a possibilidade de reduzir as tarifas sobre produtos chineses para 80%, ao mesmo tempo em que exigia que a China “abrisse seu mercado para os EUA”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Especialista reforça o uso da máscara em meio a avanço da gripe

O uso de máscaras, prática amplamente adotada durante a pandemia de Covid-19, volta a ganhar…

Cláudio Castro propõe acordo com agência norte-americana para fortalec

O governador Cláudio Castro propôs, em visita a Nova Iorque, nesta sexta-feira (9), um acordo…

O que se sabe sobre o cessar-fogo entre Índia e Paquistão

Índia e Paquistão concordaram com um cessar-fogo imediato no sábado (10), interrompendo os piores combates…