95% dos analfabetos têm dificuldade para realizar tarefas no celular

Um novo levantamento do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) apontou que 95% das pessoas analfabetas apresentaram baixo desempenho em tarefas digitais. Outras 4% mostraram desempenho médio e apenas 1% atingiram o alto nível.

Os analfabetos, segundo o Inaf, são aqueles que não conseguem realizar tarefas simples que envolvam a leitura de palavras e frases, ainda que uma parcela deles consiga ler números familiares como o do telefone, da casa e de preços.

No âmbito digital, o grupo apresenta dificuldade em reconhecer e realizar operações próprias das ferramentas digitais, como touch, scroll e ampliação de texto ou imagem. A metodologia do Inaf também busca compreender como se manifestam as habilidades de leitura, escrita e matemática das pessoas analfabetas nesse cenário.

Essa foi a primeira vez que o Inaf — criado em 2001 — analisou o desempenho digital. Durante a coleta dos dados, realizadas em 2024, os participantes tiveram suas habilidades testadas em simulações de tarefas que podem ser feitas pelo celular, como realizar uma compra online, selecionar um filme em um serviço de streaming, utilizar aplicativos de mensagens instantâneas e fazer a inscrição em um formulário.

1% dos alunos no Brasil tem desempenho máximo em ciências e matemática

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada em abril mostrou que 90% dos brasileiros maiores de 18 anos que…

Fraude não começou neste governo, mas irá terminar, diz Alckmin sobre INSS

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), disse em entrevista a jornalistas neste domingo (11)…

Posição do Irã é clara, diz ministro após retomada de negociações nucleares

Negociadores de alto escalão do Irã e dos Estados Unidos retomaram, neste domingo (11), as…