Um vendaval registrado na tarde deste domingo (4) destelhou diversas casas e deixou moradores desabrigados no bairro Maracajá, no distrito de Mosqueiro, em Belém, no Pará.
De acordo com a Prefeitura de Belém, 40 famílias foram atingidas e três casas foram completamente destruídas pelos fortes ventos.
A chuva também provocou a queda de árvores e o interrompimento do fornecimento de energia elétrica na região.
A moradora Kelly Sousa, de 31 anos, contou que se assustou com a velocidade e intensidade do vendaval, que levou o telhado de sua casa em questão de segundos. Ela estava com os filhos no momento e conseguiu sair sem ferimentos.
“O vento começou a girar em todos os sentidos, e só deu tempo de correr para tentar sair de casa. Tudo começou a cair: árvore, telhado. O vento levou o teto da minha casa como se fosse um pedaço de papelão”, relatou.
Na manhã desta segunda-feira (5), o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), visitou os moradores atingidos e afirmou que vai atuar em parceria com o governo estadual para garantir moradia às vítimas.
“A gente veio não só prestar solidariedade, mas também trazer benefícios do Estado e do município para as famílias que tiveram suas casas destelhadas. São 150 pessoas, 40 famílias com moradias danificadas. Agora, em parceria com o Estado, vamos garantir que cada uma recupere seu direito de morar com dignidade”, declarou o prefeito.
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 40 famílias foram afetadas, totalizando aproximadamente 156 pessoas.
Três famílias ficaram desalojadas, devido à perda total de suas residências ou ao risco iminente de desabamento.
Na manhã desta segunda-feira, a prefeitura junto aos órgãos competentes realizou o cadastramento das famílias atingidas, que serão encaminhadas para receber os auxílios necessários, conforme avaliação técnica da Defesa Civil Municipal.
Em nota, a Equatorial Pará informou que já normalizou o fornecimento de energia de 100% das ocorrências coletivas
“No momento, as equipes atendem alguns casos individuais remanescentes que devem ser normalizados nas próximas horas”, detalhou a concessionária de energia.