Palácio de O rei Charles III e outros integrantes da realeza britânica se juntarão a veteranos de guerra para assistir a um desfile militar que marca o início de quatro dias de comemorações para o 80º aniversário do “Dia da Vitória na Europa” – data que relembra a rendição da Alemanha nazista, em 8 de maio de 1945.
O governo britânico planejou uma série de eventos para marcar a data.
As comemorações começarão na segunda-feira (5). Na ocasião, trechos do discurso do líder de guerra britânico Winston Churchill no Dia da Vitória na Europa serão lidos após toque do famoso Big Ben, em Londres.
Mais de 1.300 membros das forças armadas britânicas farão uma procissão pelo centro da capital britânica, saindo do parlamento até o Palácio de Buckingham.
A parada militar será assistida pelo rei Charles, pela rainha Camilla, pelo príncipe William e a esposa Kate, além do primeiro-ministro Keir Starmer e veteranos que veteranos do conflito.
As forças armadas ucranianas também participarão para mostrar o apoio do Reino Unido à guerra contra a Rússia.
Ao final da procissão, haverá um sobrevoo de aeronaves militares históricas e da equipe de acrobacias aéreas Red Arrows da Força Aérea Real. A família real vai assistir o sobrevoo pela sacada do Palácio de Buckingham.
A realeza receberá cerca de 50 veteranos e outras pessoas que viveram a guerra para um chá dentro do palácio.
“Este 80º aniversário é um momento de unidade nacional, para celebrar a paz conquistada, honrar a memória daqueles que perderam suas vidas e lembrar os sacrifícios feitos por tantos para garantir nossa liberdade”, disse o primeiro-ministro Starmer.
Comemoração histórica
Em 1945, o Dia da Vitória na Europa foi comemorado em Londres e por todo o Reino Unido.
A rainha Elizabeth, então princesa, e sua irmã mais nova Margaret se juntaram à multidão do lado de fora do Palácio de Buckingham — o que se acredita ter sido a única vez em que ela se misturou com o público sem ser reconhecida.
“Nós comemoramos o rei e a rainha na sacada e depois caminhamos quilômetros pelas ruas”, Elizabeth lembrou mais tarde.
“Lembro-me de filas de pessoas desconhecidas de braços dados, caminhando pela Whitehall, todos nós levados por uma onda de felicidade e alívio. Acho que foi uma das noites mais memoráveis da minha vida”, contou a rainha.
Na quinta-feira (8), dia do 80º aniversário, a família real participará de uma cerimônia de ação de graças na Abadia de Westminster, em Londres. Keir Starmer fará uma leitura durante a cerimônia.
Os prédios governamentais também observarão um silêncio nacional de dois minutos ao meio-dia, no horário local, e as comemorações serão encerradas com um concerto em frente ao rei e à rainha.