Síria acolhe resolução da ONU para investigar violações de direitos humanos

A Síria recebeu bem uma resolução das Nações Unidas nesta sexta-feira (4) para investigar violações e melhorar o registro de direitos humanos do país após a guerra civil de 13 anos travada pelo regime do ex-presidente Bashar al-Assad.

A resolução, que pede que o novo governo da Síria apoie as investigações sobre os crimes cometidos durante o conflito iniciado em 2011, foi aprovada sem oposição no Conselho de Direitos Humanos em Genebra nesta sexta-feira.

Isso indica uma mudança no apoio dos 47 países membros do conselho em relação ao novo governo da Síria e seus esforços para melhorar seu histórico de direitos.

“Esse apoio internacional serve como um forte incentivo para continuar o caminho da reforma”, disse o embaixador da Síria na ONU em Genebra, Haydar Ali Ahmad, ao conselho.

Os rebeldes liderados pelo atual presidente do novo governo de transição, Ahmed al-Sharaa, tomaram a capital Damasco em dezembro. Assad fugiu para a Rússia, após 13 anos de guerra civil que levou ao desaparecimento de mais de 100 mil pessoas e à tortura e ao uso armas químicas pelo regime.

Sob pressão para mostrar que está virando uma nova página em relação ao antigo regime, o novo governo da Síria saudou a resolução desta sexta-feira.

“Estamos orgulhosos da participação positiva e construtiva da Síria na elaboração da resolução pela primeira vez”, disse o ministro das Relações Exteriores da Síria, Asaad al-Shibani, em uma declaração publicada no X.

Os membros do conselho saudaram o engajamento da Síria e pediram que o país cumpra os compromissos da resolução, incluindo uma Comissão de Inquérito sobre crimes graves desde o início da guerra.

Saiba quem é o líder rebelde sírio e o grupo que derrubou Bashar al-Assad

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

Os eventos climáticos são os principais responsáveis pela explosão de casos de febre oropouche, de…

Deputado pede que PGR investigue asilo à ex-primeira-dama do Peru

O deputado federal Sanderson (PL-RS) oficiou a Procuradoria-Geral da República (PGR) na quinta-feira (17) para…

EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria

Os EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria nos próximos meses…