Dr. Kalil questiona Karnal e Cortella sobre o momento atual da humanidade

Na estreia da nova temporada do CNN Sinais Vitais, o médico Roberto Kalil, o historiador Leandro Karnal e o filósofo Mario Sergio Cortella abordaram uma questão intrigante: estamos vivendo o melhor momento da humanidade?

Karnal iniciou a discussão afirmando que o conceito de “melhor momento” é relativo. “De forma alguma, nós estamos em um momento que, para algumas pessoas, está ótimo. Quem está casando apaixonado, tem muito dinheiro e plena saúde vive o melhor momento”, explicou o historiador.

O historiador fez uma comparação histórica, mencionando períodos como a peste de Justiniano, a peste bubônica do século 14 e a crise econômica de 1929 nos Estados Unidos. “Há momentos piores economicamente e do ponto de vista da saúde”, ressaltou Karnal.

Avanços tecnológicos e desafios contemporâneos

Por sua vez, Cortella avaliou que a humanidade possui atualmente “ferramentas para não estar no pior momento”. O filósofo destacou o conhecimento mais avançado e a capacidade de usar a tecnologia de forma benéfica como fatores positivos da era atual.

No entanto, o historiador também apontou desafios contemporâneos: “Nós podemos ter dificuldade em relação ao tempo em que a tecnologia pode nos dominar, em que temos um nível muito forte de comunicação no campo daquilo que é negativo”.

O impacto da medicina moderna

Karnal trouxe à tona o impacto da medicina moderna na qualidade de vida. Ele questionou: “O que significa uma medicina sem anestesia, o que significa uma vida bacteriana sem penicilina, o que significa um redutor de colesterol?”

O historiador citou Umberto Eco para ilustrar o avanço médico: “Meu avô morreu da mesma pneumonia que me prende à cama, só que eu tenho certeza que não morrerei”.

Apesar dos avanços, ambos os pensadores concordaram que existe um certo “mal-estar” na sociedade atual, fazendo referência ao conceito freudiano. Cortella mencionou uma “angústia” relacionada a questões como mudanças climáticas e convivência social.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

45% têm dieta mais saudável após uso de inibidores de apetite, diz estudo

Uma pesquisa recente mostrou que 45% das pessoas que fazem tratamento com inibidores de apetite,…

Ipsos-Ipec: 50% acham que política comercial de Trump prejudica Brasil

Para 50% dos brasileiros, as políticas comerciais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prejudicam…

Juiz suspende audiência para nova sentença dos irmãos Menendez, nos EUA

Um juiz de Los Angeles adiou na quinta-feira (17) uma audiência de revisão de sentença…