Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dia do Compositor: relembre cinco famosos que já escreveram sambas-enredo

O Dia do Compositor é celebrado nesta quarta-feira (15), graças à importação de uma tradição mexicana. Por lá, a data é celebrada desde 1983, quando foi fundado o Sindicato Mexicano de Autores, Compositores e Editores de Músicas (SMACEM), no mesmo dia em que, em 1945, foi criada a Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM).

Por aqui, o Dia do Compositor Brasileiro é comemorado no dia 7 de outubro, graças à Herivelto Martins, famoso cantor da era do rádio que também fundou a União Brasileira de Compositores.

Com a aproximação do Carnaval, a CNN separou para você uma lista de cinco artistas famosos que já compuseram sambas-enredo; alguns deles já tiveram — ou ainda terão — suas obras eternizadas na avenida. Confira abaixo:

Anitta

O samba-enredo escolhido pela Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025 conta com a cantora Anitta entre seus compositores. A dona de hits como “Envolver” e “Bellakeo” assinou a obra ao lado de Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho, Diego Nicolau e Luiz Antônio Simas.

Mesmo tendo participado da gravação oficial do samba-enredo para o CD das escolas de samba do Grupo Especial , Anitta afirmou que não pretende cantá-lo na Marques de Sapucaí, local que recebe os desfiles durante o carnaval carioca.

A cantora já havia usado a sinopse do enredo da escola como legenda das publicações em que divulgava o clipe de “Aceita”, que tem a sua vivência dentro da religião como foco narrativo. Após o anúncio do tema do vídeo, Anitta perdeu mais de 200 mil seguidores em sua conta oficial do Instagram.

Sandra de Sá

A cantora Sandra de Sá também já se aventurou no mundo da composição de samba-enredo. É dela a obra que a Mocidade Independente de Padre Miguel usou, em 2020, para homenagear Elza Soares — um dos principais nomes da história da agremiação da zona oeste do Rio.

A voz de “Olhos Coloridos” assinou a obra ao lado de Igor Vianna, Dr. Márcio, Solano Santos, Renan Diniz, Jefferson Oliveira, Professor Laranjo e Telmo Augusto e viu seu samba embalar o desfile que rendeu a 3ª colocação para a Mocidade naquele ano. Essa foi, com exceção do título de 2017, a melhor colocação da escola desde 1997. O cortejo marcou ainda a última vez que Elza defendeu as cores de sua escola do coração, já que ela morreu em janeiro de 2022 e não houve Carnaval em 2021 em função da pandemia da Covid-19.

Marcelo Adnet

O humorista Marcelo Adnet também costuma se aventurar no universo do samba-enredo. Ele é autor de dois sambas-enredo da São Clemente, sua escola do coração: 2020 e 2023. O carioca também ganhou sambas em São Paulo, sendo sua caneta responsável pelas obras que embalaram desfiles da Dragões da Real (2022, 2023 e 2024), Leandro de Itaquera (2022), Rosas de Ouro (2022) e Gaviões da Fiel (2022).

Xande de Pilares

Ligado aos Acadêmicos do Salgueiro desde a infância, Xande de Pilares começou sua carreira no que o universo das escolas de samba costuma chamar de “samba de meio de ano”, mas retomou suas raízes e também compôs sambas-enredo. Ele é compositor de quatro sambas de sua escola do coração (2014, 2015, 2018 e 2025), além de ter sua caneta em outras escolas, como Unidos de Padre Miguel, Vai-Vai e Império Serrano.

Jojo Todynho

Antes de se desligar da sua escola do coração, a Mocidade Independente de Padre Miguel, a influenciador Jojo Todynho chegou a compor um dos sambas que participaram da disputa para se tornar o hino que a escola da zona oeste levará para a Sapucaí em março.

A obra de Jojo Todynho, que também era assinada pdor Beto Corrêa, Rodrigo Medeiros, Cristiano Plácido, Guto Listo, Gilberto Monteiro, Wilson Paulino, Márcia Carvalho, Giacomo e Samir Trindade, disputou com outros oito sambas e acabou derrotada nas eliminatórias da Mocidade.

No Carnaval deste ano, a agremiação tem o enredo “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar” e cantará na avenida o samba composto pela parceria liderada pelos compositores Paulo Cesar Feital e Cláudio Russo.

Thelminha será musa do Salgueiro e fará jornada dupla na folia

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE

A safra brasileira terminou 2024 com a produção de 292,7 milhões de toneladas de cereais,…

Dia do Compositor: relembre cinco famosos que já escreveram sambas-enredo

O Dia do Compositor é celebrado nesta quarta-feira (15), graças à importação de uma tradição…

Veja 11 alimentos que parecem ultraprocessados, mas não são

Alimentos ultraprocessados são aqueles que, como o próprio nome sugere, passam por diversas etapas de…