O futuro ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Sidônio Palmeira, já começou a trocar membros da equipe atual.
O jornalista José Chrispiniano, que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o início da década passada, deixou o comando da Secretaria de Imprensa — uma das principais na estrutura da Secom — na tarde desta quinta-feira (09).
Sem uma conversa prévia com Lula, ele foi comunicado pelo próprio Sidônio, em reunião no Palácio do Planalto.
Chrispiniano trabalha com Lula há mais de 13 anos e era tido como um aliado leal, passando por diversas fases da vida do presidente, inclusive durante a prisão em Curitiba.
Ainda não há definição se o assessor será realocado em algum outro posto dentro do governo.
Para a função dele na Secom, assume o atual secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela.
Jornalista de Pernambuco, Laércio chegou a ser ministro interino da Secom no ano passado, enquanto o ministro Paulo Pimenta (PT-RS) foi designado para ser ministro extraordinário pela reconstrução do Rio Grande do Sul, por conta das enchentes que arrasaram o estado.
A expectativa é de que Sidônio Palmeira faça mais mudanças na Secom até a próxima semana, quando toma posse oficialmente como novo ministro. A cerimônia está programada para ocorrer na terça-feira (14).