Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Descartada Nova Ameaça de Doença Aviária no Rio Grande do Sul

No último domingo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que três casos suspeitos de doença de Newcastle no Rio Grande do Sul foram oficialmente descartados após as análises do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP) confirmarem resultados negativos para o vírus.

A doença viral de Newcastle atinge tanto aves silvestres quanto aves comerciais e é altamente contagiosa entre os animais. Na sexta-feira anterior, amostras foram coletadas para análise em três propriedades suspeitas, todas localizadas na zona de proteção estabelecida para a doença de Newcastle. Esta coleta de amostras foi realizada pela equipe de vigilância e defesa sanitária animal do estado em parceria com a equipe do Mapa.

A notícia surgiu após a identificação de um foco da doença de Newcastle em uma granja comercial no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. O diagnóstico positivo foi feito no LFDA-SP. Os testes serviram como uma importante sinalização de que a situação está sendo controlada, o que é crucial para a rápida resolução da situação e para a manutenção do robusto sistema de defesa agropecuária do Brasil, como confirmou o Mapa.

O ministério também anunciou a montagem de barreiras sanitárias na região do Vale do Taquari para controlar a movimentação de aves e evitar que entrem na área onde foi identificado o foco de NFC. As investigações epidemiológicas continuam na zona de vigilância de proteção e em todo o estado do Rio Grande do Sul.

A população pode continuar a consumir carne de frango e ovos sem preocupações, incluindo aqueles provenientes da região afetada. O consumo de produtos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) permanece seguro e sem contraindicações, conforme reforçou o Mapa.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) divulgaram uma nota afirmando que estão acompanhando e dando suporte à ação do Mapa e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul. As entidades disseram que as autoridades federais e estaduais agiram rapidamente para identificar o caso e interditaram a granja para evitar que o vírus se espalhasse. Além disso, as organização estão monitorando regularmente a situação.

No ano passado, foram produzidas 14,83 toneladas de carne de frango, de acordo com a ABPA. A doença de Newcastle é causada pela infecção por vírus pertencente ao grupo paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1), virulento em aves de produção comercial. Pode atingir também répteis, mamíferos, até mesmo seres humanos. Os últimos casos confirmados no Brasil aconteceram em 2006.

VEJA MAIS

Companhias aéreas brasileiras estão entre as mais pontuais do mundo

Pode não ser uma surpresa para quem saiu de férias este ano, mas as Nações…

Ex-MasterChef nega estupro contra menina de 12 anos e diz que garota mentiu idade

A defesa do ex-participante do reality show MasterChef Jason de Souza Junior nega que ele…

Clube da Premier League anuncia 1º jogo em estádio que custou R$ 6 bilhões

A Premier League está prestes a ganhar mais um palco. Isso porque o Everton anunciou o…