Chá de cúrcuma: veja os benefícios e como fazer essa bebida anti-inflamatória

Você já ouviu falar da cúrcuma? Essa especiaria, famosa por dar cor e sabor a diversos pratos tem benefícios vão além do paladar: ela é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante, capaz de trazer diversas melhorias para o organismo.

A inflamação crônica é a raiz de muitas doenças, desde problemas articulares até doenças cardíacas. A cúrcuma, mais especificamente seu composto ativo chamado curcumina, atua como um potente anti-inflamatório natural, ajudando a reduzir a dor e o inchaço associados a condições como a artrite.

Além de combater a inflamação, a curcumina também possui propriedades neuroprotetoras. Estudos sugerem que ela pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson, além de melhorar a memória e a função cognitiva.

Com suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o chá de cúrcuma vem ganhando popularidade como uma opção natural para alívio de dores, fortalecimento da imunidade e potencial melhoria da função cerebral.

“As propriedades antioxidantes da cúrcuma podem até ajudar a reduzir os efeitos do estresse oxidativo, que favorece o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer. A cúrcuma, portanto, pode ser vista como um complemento valioso para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde geral”, acrescenta a nutricionista Flávia Fonseca.

Como fazer o chá de cúrcuma

Para aproveitar todos os benefícios da cúrcuma, o chá pode ser preparado de maneira simples com a raiz ou com o pó. Veja:

  1. Ferva a água e adicione a cúrcuma (raiz ou pó).
  2. Deixe ferver por cerca de 10 minutos.
  3. Adicione a pimenta preta e misture.
  4. Coe o chá e, se desejar, adoce com mel ou limão

“O consumo de chá de cúrcuma pode ser feito diariamente, mas em quantidades moderadas. A palavra-chave em tudo de alimentação é sempre moderação, inclusive na ingestão de chá, mesmo outros tipos. A recomendação ideal é de uma a duas xícaras por dia. Beber o chá após as refeições almoço e ou jantar, pode ajudar na digestão, mas também é seguro consumi-lo em outros momentos do dia”, acrescenta Clariana Colaço, nutricionista especializada em transtornos alimentares.

Chá de hibisco: para que serve, benefícios e como fazer

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

Os eventos climáticos são os principais responsáveis pela explosão de casos de febre oropouche, de…

STF tem mais poder do que tribunais de outros países, diz Oscar Vilhena

O professor de Direito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), Oscar Vilhena Vieira,…

Donald Trump governa pela incerteza, avalia professor

A administração de Donald Trump nos Estados Unidos tem adotado uma estratégia que vai além…