Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Esplanada terá segurança reforçada e cavalaria da PM em ato de dois anos do 8/1

Com a Esplanada dos Ministérios parcialmente interditada a partir das 9h, a Avenida S1 para quem desce até a Praça dos Três Poderes terá duas barreiras como parte do esquema de segurança para o ato de 8 de janeiro nesta quarta-feira (8).

O primeiro ponto de bloqueio é na Avenida José Sarney, feita pela Polícia Militar, com revistas pessoais e em mochilas. Canivetes, objetos perfurantes e objetos perigosos não serão autorizados.

Haverá, ainda, uma segunda barreira, feita por integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Neste ponto, detectores de metais serão usados.

Após esses dois bloqueios, as pessoas que quiserem participar dos atos de “Abraço à Democracia” poderão passar para a Avenida S1, em uma espécie de funil, até a Praça dos Três Poderes.

Na praça, grades reforçam a segurança da parte do “Bandeirão”, onde a bandeira do Brasil fica hasteada. Viaturas do Corpo de Bombeiros estarão de prontidão.

Nas avenidas atrás do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, policiais do Batalhão de Choque e da cavalaria da PM estarão a postos prontos para agir em caso de necessidade.

As ações fazem parte do Protocolo de Ações Integradas (PAI), elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) para o ato “Um Abraço em Defesa da Democracia”, previsto para 12h30, na Praça dos Três Poderes. Antes está prevista cerimônia organizada pelo Palácio do Planalto, às 11h.

O secretário-executivo da SSP-DF, Alexandre Patury, disse à CNN que toda e qualquer possível ameaça de ataque às instituições é monitorada pelo gabinete especial que foi montado na pasta. Redes sociais abertas e fóruns de discussão na internet também são vistoriados.

A central de monitoramento tem representantes de inteligência e forças de segurança e inteligência do Brasil e tem à disposição 1.300 câmeras por todo o Distrito Federal e no centro de Brasília.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Coreia do Sul: Yoon Suk Yeol enfrenta segunda tentativa de prisão com novo plano

O presidente afastado da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, enfrenta uma nova tentativa de…

Juíza bloqueia divulgação do relatório final sobre investigação contra Trump

A juíza da Flórida Aileen Cannon bloqueou nesta terça-feira (7) a divulgação do relatório final…

Arquivo Público do Rio vai fechar por risco de incêndio e desabamento

O governo do Estado do Rio anunciou em comunicado oficial nesta segunda-feira (6) que o…