Texto_largo:
Organizações sociais, especialistas universitários e representantes de instituições internacionais estarão reunidos, de segunda-feira (22) a sexta-feira (26), para debater a construção de um Estado que promova equidade social e sustentabilide ambiental. O evento, intitulado Estados do Futuro, acontecerá na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro e ocorrerá paralelamente à reunião do G20, que congrega os ministros das finanças e presidentes de Bancos Centrais das 19 economias mais robustas do mundo, incluindo União Europeia e União Africana.
Iniciando antes da reunião do G20 na quarta-feira (24), o evento Estados do Futuro já contará com a presença de vice-ministros, secretários e diretores financeiros do BNDS e dos Bancos Centrais para discussões preliminares na segunda e terça-feira (23). O encontro contará com conferências principais e painéis no formato de talk-show.
Entre os indivíduos de destaque confirmados para o evento, estão o presidente eleito do Conselho Europeu e ex-primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet. Ademais, especialistas renomados, como o líder indígena Ailton Krenak, membro da Academia Brasileira de Letras; Denise Ferreira da Silva, professora da Universidade de Nova York; Mariana Mazzucato, diretora fundadora do Instituto para Inovação e Propósito Público da University College London; e Ha-Joon Chang, professor da Universidade de Londres e renomado autor, também marcarão presença.
O objetivo central do Estados do Futuro é abordar e debater os grandes desafios que governos ao redor do globo têm enfrentado recentemente. Avanços tecnológicos, crises de saúde como a pandemia da Covid-19, mudanças climáticas, ameaças à segurança transnacional e mudanças estruturais no mercado de trabalho são alguns dos temas que norteiam a necessidade da construção de um modelo de desenvolvimento mais resiliente, sustentável e socialmente justo.
De segunda a quarta-feira, os participantes do evento discutirão os desafios atuais de política industrial, econômica e de sustentabilidade, ainda sentindo os impactos da pandemia de Covid-19. A transmissão ao vivo do evento será feita pelo canal do BNDES no Youtube. Além disso, serão debatidos também o papel do Estado para liderar as mudanças necessárias, sugerindo soluções que reformem as instituições para tornar os Estados mais ágeis e resilientes.
A quinta e sexta-feira serão reservadas para seminários e mesas de diálogo social simultâneos, realizados por especialistas nacionais e internacionais e organizações civis. Diversos temas serão abordados, como transformação digital, diversidade, inclusão, futuro do trabalho no serviço público e transformação da educação.
O evento será aberto pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Além do BNDES, o encontro Estados do Futuro é promovido pelos Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; das Relações Exteriores; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), a Maranta, a Open Society Foundations e o Instituto República.org também apoiam a realização deste importante evento.