Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Análise: Trump tem um mandato mais favorável do que o anterior

Donald Trump retorna à Casa Branca em 2025 com um cenário político significativamente mais favorável do que em seu primeiro mandato, segundo avaliação da analista de internacional Fernanda Magnotta ao CNN 360° desta segunda-feira (6).

A analista destaca que Trump chega ao poder “muito empoderado” após uma vitória expressiva no colégio eleitoral e no voto popular, diferentemente do que ocorreu em 2016.

Além disso, o republicano assume o governo com maioria legislativa nas duas Casas do Congresso.

Suprema Corte e base política fortalecida

Magnotta ressalta que Trump terá a oportunidade de indicar mais juízes conservadores para a Suprema Corte, onde já nomeou três dos nove membros durante seu primeiro mandato.

“Ele deve indicar pelo menos mais dois ao longo agora desses próximos anos”, afirma.

A especialista também aponta para a consolidação do grupo “Make America Great Again” (MAGA) dentro do Partido Republicano.

“O MAGA é maioria hoje dentro do Partido Republicano, diferente do que era no passado, era um grupo minoritário, pouco estruturado”, explica.

Preocupações com centralização do poder

O cenário mais favorável a Trump suscita preocupações entre alguns setores nos Estados Unidos. Segundo Magnotta, “há quem acredite que ele pode tentar centralizar o poder ainda mais agora e quem sabe ter roubos um pouco mais autoritários”.

Diante desse contexto, a analista destaca os esforços do Partido Democrata para transmitir uma mensagem de união nacional e pacificação.

Como exemplo, cita o convite de Joe Biden para que Trump participe da transição de poder na Casa Branca, algo que não ocorreu na eleição anterior.

“Existem alguns movimentos cujo objetivo principal é tentar garantir um clima de normalidade, para que isso não retome a polarização que a gente tem assistido nesse país ao longo dos últimos anos”, conclui Magnotta.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Anac cria painel com indicadores de qualidade de aeroportos concedidos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou painel com indicadores de qualidade dos serviços…

Tênis: 4 brasileiros disputam quali para entrar no Aberto da Austrália

Quatro tenistas brasileiros estreiam esta noite no qualifying (qualificatório) do Aberto da Austrália, cuja fase principal…

MEC amplia prazo para envio de Diagnóstico das Escolas

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 12 de janeiro o prazo para que diretores…