Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Síria restringe entrada de libaneses pela fronteira, dizem fontes

O novo governo da Síria impôs restrições aos libaneses que tentam cruzar a fronteira entre os países, informaram nesta sexta-feira (3) uma fonte de segurança do Líbano e uma autoridade síria.

As restrições, impostas em um momento no qual o Líbano busca melhorar os laços com os novos governantes do país vizinho, significa que os libaneses que não possuem residência ou família dentro da Síria não poderão cruzar a fronteira, segundo uma autoridade libanesa. A fonte também lembrou que há exceções para aqueles que possuem outros interesses em território sírio.

A autoridade descreveu as medidas como “temporárias” e afirmou que eram resultado de uma disputa entre ambos os lados pelo suposto maltrato praticado por oficiais libaneses contra sírios que tentavam entrar ou sair do Líbano.

O ministro do Interior do Líbano, que é o responsável pelas fronteiras, não foi encontrado para comentar sobre o tema.

O Exército libanês disse que cinco soldados ficaram feridos em combates contra sírios não identificados, quando tropas tentavam fechar uma passagem fronteiriça ilegal perto de Baalbeck, no nordeste do Líbano.

Relação entre Síria e Líbano

O Líbano disse que está ansioso para melhorar as relações com a Síria depois que rebeldes derrubaram Bashar al-Assad em 8 de dezembro, abrindo um novo capítulo no relacionamento entre os povos após períodos tensos desde que os dois países se tornaram Estados independentes, na década de 1940.

O Hezbollah, grupo xiita libanês apoiado pelo Irã, desempenhou um papel importante no apoio a Assad durante a guerra civil da Síria, lutando contra os insurgentes islâmicos sunitas que o derrubaram no mês passado.

O Estado sírio, administrado pela dinastia Assad, também dominou o Líbano por 15 anos, de 1975 a 1990, durante a guerra civil libanesa, controlando efetivamente a política do país até 2005.

Naquele ano, o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik al-Hariri, em Beirute, provocou protestos locais e pressões do Ocidentes que acabaram forçando a retirada da Síria de seu vizinho.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Em cartão postal do Rio, ONG pede volta de memorial de crianças mortas

A Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, presenciou neste…

Surto de virose no litoral: Água é a principal forma de contaminação, diz Vigilância Sanitária

O litoral de São Paulo enfrenta um surto de virose que já resultou em mais…

Presidente da Câmara de SP diz que ex-vereadora entregou privada e pias

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União), disse nesta sexta-feira (3)…