A Europa abriga algumas das instituições de ensino superior mais renomadas do mundo, com longas tradições e excelência acadêmica. De acordo com o mais recente ranking da revista Times Higher Education (THE), a primeira posição é ocupada por uma universidade britânica.
Oxford, a universidade de língua inglesa mais antiga do mundo, lidera a lista geral, seguida pela Universidade de Cambridge, em quinto, conforme mostra o World University Rankings 2025.
Conheça abaixo as cinco melhores universidades da Europa:
1. Universidade de Oxford
Não há uma data exata da fundação da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mas evidências indicam que a instituição tenha sido criada em 1096.
Hoje, Oxford conta com 44 faculdades e mais de 100 bibliotecas — o maior sistema de bibliotecas do Reino Unido —, com 22 mil alunos de mais de 140 nacionalidades diferentes.
Além de ser a melhor universidade do mundo de maneira geral, a Times Higher Education reconhece Oxford como a melhor do mundo em medicina e ciência da computação.
A instituição formou mais de 100 medalhistas olímpicos, 26 vencedores do Prêmio Nobel, incluindo ex-primeiros-ministros britânicos e líderes mundiais.
2. Universidade de Cambridge
Fundada em 1209, Cambridge atende mais de 18 mil estudantes de variadas culturas e origens. Desses, quase 4 mil são alunos internacionais. Além disso, a universidade é dividida em 31 faculdades autônomas e 150 departamentos.
A universidade tem mais de 90 ganhadores do prêmio Nobel entre seus ex-alunos, professores e pesquisadores. Para se ter uma ideia, nomes como Isaac Newton, Charles Darwin, Francis Bacon e Alan Turing são alguns dos estudiosos revolucionários que passaram por Cambridge.
A instituição britânica abriga mais de 100 bibliotecas, que, juntas, guardam mais de 15 milhões de livros no total. Somente na biblioteca principal da Universidade de Cambridge há oito milhões de obras no acervo.
3. Imperial College London
A terceira melhor universidade da Europa fica em Londres, a capital da Inglaterra. Tem cerca de 15 mil alunos, com foco em quatro áreas principais: ciências, engenharia, medicina e negócios.
A instituição conta com 14 ganhadores do Prêmio Nobel, incluindo Alexander Fleming, o médico e bacteriologista que descobriu a penicilina em 1928.
4. Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH)
A ETH Zurique é considerada uma das universidades mais prestigiadas do mundo em ciência e tecnologia. Foi fundada em 1855 como Escola Politécnica Federal.
O instituto teve no corpo discente e docente mais de 20 ganhadores do Prêmio Nobel, incluindo o físico alemão Albert Einstein, um dos maiores cientistas de todos os tempos.
5. University College London (UCL)
A UCL, como também é chamada, foi fundada em 1826. Em 1878, tornou-se a primeira universidade na Inglaterra a admitir mulheres em igualdade de condições com os homens.
Localizada no coração de Londres, a universidade é composta por 11 faculdades, sendo berço de descobertas científicas significativas, com 29 prêmios Nobel concedidos a alunos ou funcionários — William Ramsay, por exemplo, ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1904 pela descoberta dos gases nobres.
O corpo estudantil é de quase 36 mil pessoas e a UCL tem um dos maiores sistemas de estudos de pós-graduação do país. Quase 52% dos alunos da universidade estão envolvidos em estudos de pós-graduação.
Confira países da Europa com bolsas de estudo para brasileiros