Os estudantes que vão fazer a segunda fase da Fuvest, vestibular que dá acesso à USP (Universidade de São Paulo), estudaram e se prepararam o ano inteiro para este momento. Agora que a prova está chegando, o que se deve fazer?
As provas do vestibular acontecem neste domingo e segunda-feira, 15 e 16 de dezembro, com questões discursivas de português e de disciplinas que dependem do curso escolhido pelo candidato, além da redação.
O coordenador do Poliedro Curso São Paulo, João Marcos Barreiros Joaquim, afirma que a véspera da prova deve ser de descanso total.
“No dia que antecede a segunda fase, o maior objetivo é descansar. Por mais que isso gere uma inquietação, eu devo buscar atividades leves e prazerosas, como uma boa leitura, um bom filme, atividades físicas leves, uma caminhada, passeio de bicicleta”, disse à CNN.
O coordenador explica que essas atividades ajudam a relaxar, o que diminui a ansiedade e, com isso, “aumenta a capacidade de concentração no dia seguinte”.
A hidratação e a alimentação são outros pontos que os estudantes devem prestar à atenção. “Não devo inserir na dieta algo que eu não esteja acostumado. E, sobretudo, privilegiar alimentos que são leves e nutritivos, como frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras“, além de manter a hidratação.
Para João Marcos, o ideal é evitar alimentos pesados e ricos em açúcar, porque podem levar a uma sensação de cansaço e de sonolência.
Por fim, ele afirmou que é normal os alunos se sentirem ansiosos antes da prova, mas que não podem deixar que esse nervosismo atrapalhe o desempenho na prova. Para isso, os candidatos devem se lembrar da jornada que levou até a segunda fase.
Além disso, “exercícios de respiração e boas horas de sono são muito importantes para esse controle do nervosismo e da ansiedade”, concluiu.
Em resumo, para a véspera da prova, os estudantes devem:
- Fazer atividades leves e prazerosas
- Privilegiar alimentos que são leves e nutritivos
- Manter a hidratação
- Confiar nos estudos realizados durante o ano
- Exercícios de respiração
- Boas horas de sono
Segunda fase da Fuvest 2025
Nos dias da segunda fase, os portões abrem às 12h e a prova começa às 13h. Os estudantes podem sair do exame a partir das 15h e, no máximo, às 17h.
Cronograma da 2ª fase:
- Início da entrada no local de prova: 12h
- Fechamento dos portões e início da prova: 13h
- Permitido sair do local de prova: 15h
- Horário máximo de permanência no local: 17h
- Divulgação dos enunciados: 18h
Fuvest 2025: como fazer uma boa resposta dissertativa na segunda fase