Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Novo remédio se mostrou eficaz para perda de peso, diz estudo

Um novo estudo mostrou que um novo medicamento, que atua de forma semelhante ao Ozempic e ao Wegovy, é eficaz para a perda de peso e para redução de medidas corporais em adultos com obesidade. A novidade foi publicada em novembro no periódico Diabetology & Metabolic Syndrome.

O trabalho fez uma revisão de 18 estudos que envolveram 1.029 participantes, no total. Segundo os pesquisadores, doses acima de 2 mg de survodutida, um agonista duplo dos receptores glucagon e do GLP-1, em um tratamento de mais de 16 semanas, pode reduzir significativamente o peso, o índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura.

De acordo com o estudo, os participantes que utilizaram a survodutida perderam, em média, 8,33 kg a mais do que aqueles do grupo controle. Além disso, aqueles que fizeram o tratamento com a nova molécula tiveram uma redução significativa no IMC, com uma diminuição média de 4,03 kg/m² a mais em comparação com o grupo controle.

Por fim, os participantes que usaram survodutida perderam 6,33 centímetros em comparação com o grupo controle. No entanto, segundo a análise, o maior efeito de redução de peso e de circunferência da cintura foi detectado em intervenções maiores que 16 semanas e doses acima de 2 mg/semana.

O que é survodutida?

A survodutida atua de forma semelhante à semaglutida, o componente presente em medicamentos como o Ozempic e o Wegovy, ambos da farmacêutica Novo Nordisk. Por ser agonista dos receptores de glucagon e do GLP-1, ele atua diretamente nas funções metabólicas, e está sendo estudado para o tratamento de pessoas com sobrepeso ou obesidade e diabetes tipo 2.

Em estudos de fase 2, que serve para avaliar a eficácia de uma substância ou fármaco em um determinado grupo de pessoas com uma doença, ou condição específica, a survodutida levou à redução do peso corporal e à melhora na esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH) — uma inflamação do fígado causada pelo acúmulo excessivo de gordura.

Pílulas para perda de peso podem facilitar tratamento contra obesidade

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

SP tem recorde de 2,1 milhões de casos confirmados de dengue em 2024

Entre janeiro e dezembro do ano passado, o estado de São Paulo registrou 2.119.837 casos…

Investigado por compra de votos, vereador é reeleito presidente da Câmara de Boa Vista

O vereador Genilson Costa (Republicanos) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, em…

Síria restringe entrada de libaneses pela fronteira, dizem fontes

O novo governo da Síria impôs restrições aos libaneses que tentam cruzar a fronteira entre…