Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Passar gelo no rosto é bom para a pele? Especialista responde

Já ouviu alguém falando que gelo faz bem para pele e ajuda desinchar? E sobre como levar suas pedrinhas ao rosto pode causar queimaduras? Para esclarecer os benefícios e riscos da prática, a CNN consultou uma especialista.

Segundo a dermatologista Alessandra Craveiro, passar o gelo no rosto, de fato, pode trazer vários benefícios, mas é necessário ter cuidado e adotar a prática da forma correta. Entenda a seguir.

Quais os benefícios de passar gelo no rosto?

O gelo pode trazer vários benefícios à pele, segundo a médica especialista, podendo melhorar casos de acnes, além de deixar um aspecto mais viçoso e saudável no rosto, entre os outros impactos positivos:

  • Reduz inflamações e inchaço
  • Reduz as olheiras
  • Melhora a circulação da pele
  • Diminuição de poros
  • Efeito calmante

Qual a maneira correta de passar o gelo no rosto?

Há duas formas de usar os benefícios da substância no rosto: pedra de gelo única ou bacia de água com gelo. No entanto, a dra. Alessandra Craveiro indica a segunda opção.

“As duas formas estão corretas, porém depende muito da sensibilidade da pele e do objetivo desejado. Geralmente a bacia com água e gelo é uma técnica suave e ideal para quem deseja ter um efeito na face toda, um efeito global do rosto, mas, claro, se atentando para não de ficar ali muito tempo na bacia com gelo e queimar a pele”, disse à CNN.

Ela explica que a maneira correta de fazer a técnica é mergulhando o rosto por 15 a 30 segundos de três a cinco vezes. Já quando se utiliza a pedra de gelo para passar no rosto, ela ressaltou a importância de envolver o gelo um pano ou uma gaze. 

É importante sempre ter uma camada protetora para não colocar o gelo diretamente na pele, pois pode causar irritação e queimadura”, afirmou. 

“Ter o cuidado também de fazer movimentos suaves, colocando esse gelo delicadamente, não esfregando, não pressionando o gelo com força, especialmente nas áreas mais sensíveis”, completou.

A dermatologista também ressaltou a importância de se atentar ao tempo: “Precisa ser controlado para evitar danos a barreira cutânea da pele”. Vale lembrar que as duas técnicas devem ser feitas após a limpeza da pele.

A técnica pode ser feita de duas a três vezes na semana. 

O resultado do gelo na pele é imediato?

Alguns resultados são imediatos, outros não, segundo a especialista.

“De efeito imediato, nós vamos ter redução de inchaços, poros menos visíveis e melhora do viço da pele. De curto a médio prazo, com uso frequente, é possível notar uma melhora na aparência geral da pele quando você usa de 2 a 3 vezes por semana, além da redução das olheiras e a melhora da textura da pele“, explicou Craveiro. 

Existe alguma restrição da prática?

Sim, existem alguns casos que a técnica pode ser contraindicada, como em casos de peles com rosáceas, dermatite, eczemas, alérgicas a frio e processos de cicatrização.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

João Fonseca conquista o Challenger 125 de Camberra

João Fonseca voltou a dar provas de que 2025 será um ano especial. Dias após…

ITA oferece 10 cursos gratuitos e on-line; confira

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) oferece 10 cursos gratuitos e on-line para pessoas que…

Saiba idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar em 2025

Para saber quando será o momento de se aposentar, o trabalhador precisa estar atento às…