Em um importante avanço para a sustentabilidade, o Brasil agora conta com uma plataforma inédita que certifica energia renovável. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), entidade sem fins lucrativos responsável pelo comércio elétrico no Brasil, é a força motriz por trás desta importante iniciativa.
Lançada em São Paulo, essa nova plataforma tem como objetivo centralizar a certificação de energia renovável. A CCEE projeta que o serviço reunirá dados de empresas e entidades certificadoras de todo o país com a capacidade de rastrear a origem da energia utilizada. Este sistema irá garantir a autenticidade das certificações, evitando duplicidades.
No Brasil, quase 93% da energia produzida já vem de fontes renováveis, como usinas eólicas, solares, hidrelétricas e de biomassa. No entanto, a partir de dados da CCEE, somente 2% dessa energia foi certificada em 2021. Este número aumentou para 4% em 2022 e para 6,9% em 2023. Com a introdução desta plataforma, a CCEE estima que essa proporção possa disparar para até 50%.
Esse avanço será um importante aliado na atração de investidores, expansão de negócios e criação de empregos. Mais relevante ainda, reforça a posição do Brasil no mercado internacional de produtos verdes. “Vamos contribuir… para a inserção, no mercado internacional, dos produtos verdes brasileiros”, sublinhou o presidente da CCEE, Alexandre Ramos.
A Nova plataforma é vista como mais um passo na direção da economia verde. Segundo o secretário Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Gentil Sá, a ferramenta impulsionará a posição do país na vanguarda da economia verde e garantirá maior credibilidade internacional para a indústria verde do Brasil.
No geral, a nova plataforma de certificação de energia renovável é uma iniciativa promissora e positiva que indica um futuro mais verde e sustentável para o Brasil e o planeta.