Urgente: 300 mil beneficiários necessitam regularizar Cadastro Único para BPC

Uma notícia importante atinge mais de 300 mil brasileiros beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que necessitam, impreterivelmente, regularizar a situação no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para seguir recebendo o benefício.

Esse grande volume de pessoas precisa urgentemente regularizar o cadastro em um prazo que varia de 45 a 90 dias, tempo esse que depende do município de residência do beneficiário. O prazo é contado a partir da data de notificação oficial, que pode ocorrer através da rede bancária ou outros meio de comunicação oficial.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) fez um alerta para que os titulares fiquem atentos aos seus extratos e às comunicações oficiais do governo. O ciclo de regularização do BPC começou em agosto.

Importante ressaltar que desde 2016, para o recebimento do BPC é necessário que os beneficiários estejam inscritos no Cadastro Único e façam uma atualização cadastral a cada dois anos. Segundo o MDS, mais de 200 mil pessoas que estavam com o cadastro pendente já regularizaram a situação.

Atualmente, o programa atende mais de 6,02 milhões de cidadãos de baixa renda (com renda familiar per capita igual ou inferior a um quarto do salário mínimo), incluindo idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência. O BPC concede o pagamento de um salário mínimo mensal aos beneficiários.

Para quem teve o BPC bloqueado por falta de inscrição no Cadastro Único, o MDS orienta a ligar para o telefone 135, o canal oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para solicitarem o desbloqueio do benefício em até 72 horas.

Existem especificidades quanto ao prazo para inscrição ou regularização do Cadastro Único de acordo com o tamanho do município de residência. Em municípios com até 50 mil habitantes, o prazo é de 45 dias corridos, já em municípios maiores, com mais de 50 mil habitantes, este prazo é estendido para até 90 dias.

Em setembro, o governo instituiu uma portaria interministerial estabelecendo novos prazos e procedimentos referentes à inscrição e atualização cadastral dos beneficiários do BPC.

Finalmente, é fundamental lembrar que o Cadastro Único é um registro que permite identificar as famílias de baixa renda existentes no Brasil. Os dados são coletados pelo governo federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras, por meio do Sistema Único da Assistência Social (Suas). Para continuar sendo contemplado pelos programas sociais, é necessário que o beneficiário esteja no cadastro e atualize as informações registradas a cada dois anos.

VEJA MAIS

Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

Os eventos climáticos são os principais responsáveis pela explosão de casos de febre oropouche, de…

Deputado pede que PGR investigue asilo à ex-primeira-dama do Peru

O deputado federal Sanderson (PL-RS) oficiou a Procuradoria-Geral da República (PGR) na quinta-feira (17) para…

EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria

Os EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria nos próximos meses…