Julgamento de Ex-PMs acusados no caso Marielle Franco: Uma importante etapa em busca de justiça

Mais de seis anos após o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, uma nova página na busca por justiça se inicia com o julgamento dos acusados, os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, marcado para a próxima quarta-feira. O crime, que ocorreu na noite de 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro, chocou o país e o mundo, sendo considerado um ataque à democracia.

Após longas e complexas investigações das instâncias policiais, chegou-se à prisão dos ex-PMs Lessa e Queiroz. Este ano, novas prisões foram efetivadas – dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, apontados como mandantes dos assassinatos, e também Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil. O processo envolvendo os supostos mandantes está sob análise do Supremo Tribunal Federal.

O Instituto Marielle Franco classifica o julgamento como um momento decisivo. Destaca o esforço coletivo ao longo de mais de 2 mil dias desde a fatalidade, marcado por manifestações e mobilizações, que culmina nesta etapa importante do processo.

Anistia Internacional, ONG que acompanha o caso, reforça que esse julgamento é um passo necessário na busca por justiça. Ressalta, no entanto, que a justiça só será realmente cumprida quando todas as autoridades envolvidas no crime, inclusive as que planejaram e eventualmente obstruíram a investigação, forem responsabilizados.

Esta semana promete ser repleta de manifestações buscando justiça para Marielle e Anderson. Haverá uma celebração religiosa e um ato em frente ao Tribunal de Justiça do Rio, organizados pelo Instituto Marielle Franco, Anistia Internacional, entre outros grupos. A esperança é que este julgamento seja um marco na busca por justiça e em evitar, no futuro, crimes semelhantes contra defensores dos direitos humanos no Brasil.

VEJA MAIS

Gordura corporal pode ser definida no momento da concepção, diz estudo

Um tipo de gordura que, ao invés de acumular energia, ajuda a queimá-la, o chamado…

Bolsonaro tem pressão controlada e boa evolução clínica, diz boletim

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta pressão arterial controlada e boa evolução clínica, segundo o…

Chefe do Pentágono divulgou planos militares em grupo com esposa e irmão

Nos Estados Unidos, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, compartilhou planos detalhados sobre uma operação…