A Defesa Civil do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (8) que o número de vítimas mortais em decorrência das fortes chuvas que abalaram os municípios gaúchos em abril e maio subiu para 182. Além disso, existem 31 pessoas que ainda estão desaparecidas após o evento climático extremo. A lista com os nomes das vítimas e a localização dos óbitos está disponível no site da Defesa Civil para consulta.
O mesmo órgão divulgou que a tragédia climática afetou, de alguma forma, cerca de 2,398 milhões de pessoas, representando aproximadamente 22,04% da população total do Rio Grande do Sul. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, a população do estado é de 10.882.965 pessoas.
Os impactos causados pela inundação foram sentidos por 478 dos 497 municípios do estado, o que representa 96,18% do total. Em meio à crise climática, mais de 626 mil pessoas foram forçadas a abandonar suas casas, seja temporária ou definitivamente, e buscaram refúgio em lares de parentes, amigos ou em abrigos temporários.
Além das preocupações com as inundações, a Defesa Civil também alerta para um período de baixas temperaturas no estado que deve ocorrer nesta terça e quarta-feira (10). As condições climáticas preveem umidade na Serra Gaúcha, podendo haver precipitação invernal em pontos mais altos. As temperaturas mínimas devem variar de 1°C a 5°C no sul do estado e, nas outras regiões, a variação fica entre 6°C a 9°C. Em locais como o oeste, regiões da Campanha e Missões, há a previsão de ocorrência de geadas pontuais.
À tarde, as temperaturas oscilam entre 7°C e 13°C, com nova queda à noite nos locais como oeste e Campanha devido ao ar frio. Na quinta-feira (11), o frio persiste no estado, com temperatura mínima entre 3°C e 7°C e máximas entre 8°C e 13°C.
A Defesa Civil orienta que a população tome cuidados especiais nesse período de baixas temperaturas, como por exemplo com enfermos, idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Recomenda-se vestir roupa quente, evitar locais fechados com pouca ventilação ou com alta circulação de pessoas, manter uma higiene rigorosa das mãos e beber bastante água. Para as noites com temperaturas muito baixas, o órgão sugere abrigar animais domésticos.
Com o objetivo de manter a população informada, a Defesa Civil disponibiliza um serviço de alertas meteorológicos. Para se cadastrar basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199 ou por WhatsApp, com o número (61) 2034-4611. Assim, é possível receber todas as atualizações relevantes sobre as condições climáticas na região.