A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), representante de quase 40 milhões de estudantes brasileiros, está promovendo uma campanha para o passe-livre no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. A iniciativa visa garantir a maior participação possível de estudantes de baixa renda.
A Ubes entrou em contato com os governos estaduais, Distrito Federal, prefeituras das capitais e suas respectivas Secretarias de Educação e Transporte municipais. A requisição é pela gratuidade do transporte público para os participantes do Enem durante os dias de aplicação das provas, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro de 2024.
Na edição de 2024 do Enem, foi contabilizado um total de mais de 5,07 milhões de inscritos, com 4,3 milhões de inscrições confirmadas. Esse número reflete o maior índice de inscrições desde 2020, ano em que registrou-se a marca de 5,7 milhões de candidatos. O propósito da campanha de passe-livre no Enem é garantir que estudantes de baixa renda não sejam impedidos de prestar o exame devido a obstáculos financeiros.
Segundo a Ubes, a questão do passe-livre vai além de transporte; é uma questão de justiça social e equidade. A entidade destaca em sua campanha que, no ano anterior, mais de 1 milhão de estudantes tiveram a vantagem do passe-livre nos dias do exame.
Em relação à edição anterior do Enem, houve um total de mais de 3,9 milhões de inscritos, com uma taxa de abstenção de 32% nos dois dias de provas. A Ubes enfatiza que pela dificuldade de deslocamento, muitos estudantes tiveram que faltar. Hugo Silva, presidente da Ubes, reiterou a importância do Enem como principal meio de admissão ao ensino superior no Brasil.
Enquanto algumas prefeituras já implementaram medidas para garantir a gratuidade no transporte nos dias de exame, outras ainda estão em processo de análise.
A campanha da Ubes é fundamental para garantir que todos os estudantes, independente de sua condição financeira, tenham oportunidade igual de participar do Enem, avaliação que pode abrir portas para uma futura carreira promissora na educação superior.