Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aeroporto Santos Dumont Operará Sem Limitações no G20, Assegura a FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Aeroporto Santos Dumont, localizado na região central do Rio de Janeiro, operará normalmente durante a reunião dos líderes do G20 Brasil 2024, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro. A garantia foi dada como uma maneira de eliminar qualquer dúvida sobre a possibilidade do terminal funcionar sem restrições, mesmo localizado próximo ao Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), onde será realizada a reunião do G20.

Embora existam áreas restritas delimitadas para o evento, semelhantes às estabelecidas durante a última Reunião do BRICS no Brasil, a FAB assegurou que estas serão coordenadas pelos órgãos de controle do espaço aéreo, sem interferir nas operações de pouso e decolagem programadas para todo o período. A FAB, reafirmou seu compromisso de manter os mais elevados padrões de segurança, controlando o espaço aéreo brasileiro e coordenando as operações aéreas sob sua responsabilidade durante o G20.

A reunião do G20 é uma das principais preocupações de segurança do Brasil. Foi tema central em uma reunião organizada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, realizada no Rio de Janeiro entre 22 e 24 de outubro. Neste encontro, foram discutidos riscos como ataques cibernéticos, sabotagens e ameaças terroristas. Também estiveram na pauta, aspectos relacionados à interoperabilidade entre os sistemas de segurança, aprimoramento de protocolos de resposta a incidentes e aplicação de tecnologias avançadas.

Além disso, o encontro proporcionou uma grande colaboração entre agências governamentais, operadoras de serviços essenciais e forças de segurança municipais e estaduais, todos unificados em prol da segurança do evento. A discussão teve foco nas medidas de segurança que serão empregadas para proteger as infraestruturas críticas durante a Cúpula Social e a Reunião dos Líderes.

O GSI/PR, através das ações desenvolvidas, reforça o compromisso do governo federal em trabalhar em conjunto com governos estaduais e municipais para garantir a proteção das infraestruturas críticas e a continuidade dos serviços essenciais durante os eventos do G20.

VEJA MAIS

Juiz mantém condenação e Trump será sentenciado por suborno de atriz pornô

Um juiz de Nova York manteve a condenação contra Donald Trump no caso do pagamento…

Registros de ocorrências caem mais de 30% durante Réveillon no RJ

Registros de ocorrências relacionados ao Réveillon caíram em todo o estado do Rio, de acordo…

Centro Olímpico de BMX do Parque Radical de Deodoro é reinaugurado

As obras de recuperação do Centro Olímpico de BMX do Parque Radical de Deodoro foram…