A complexa situação política e militar entre Israel e a Palestina pode ter um novo capítulo. Segundo fontes próximas, Israel apresentou uma proposta que visa tréguas na Faixa de Gaza para equipes responsáveis por mediações do Egito, Qatar e Estados Unidos. Este anúncio vem como prelúdio das negociações que estão marcadas para acontecer neste domingo, em Doha.
Especificamente, a nova proposta envolve um plano de três fases, que culmina com um cessar-fogo permanente na campanha militar que Israel tem executado na Faixa de Gaza. Este plano ainda não foi apresentado ao Hamas, que logo, irá realizar a sua avaliação e posterior discussão.
Na primeira fase, Israel aspira estabelecer um cessar-fogo temporário e consequente retirada de suas forças da passagem de Rafah, que constitui o principal ponto de ligação entre Gaza e Egito. Além disso, o plano prevê a libertação de todos os reféns vivos que o Hamas mantém sob sua custódia, em troca da libertação de um grupo de prisioneiros palestinos presentes nas prisões israelenses.
A segunda fase proposta envolve a retirada das tropas israelenses do eixo de Netzarim. Este corredor é crucial pois divide a Faixa de Gaza de norte a sul. Nesta fase, Israel também contempla a troca da maioria dos corpos de reféns falecidos por corpos de combatentes do Hamas.
Em sua fase final, o plano de Israel prevê a retirada de suas tropas do Corredor de Filadélfia e do norte da Faixa de Gaza. No entanto, isso só aconteceria sob a condição de uma coalizão árabe e da Autoridade Palestina fiscalizar a região, que tem sido fortemente impactada pelos conflitos. Nesta fase, também seria realizada a entrega do corpo do líder do Hamas, Yahya Sinwar, recentemente assassinado no sul da Faixa de Gaza.
No entanto, todos estes movimentos ainda estão no papel. As repercussões dessas negociações podem mudar significativamente o futuro dos conflitos na Faixa de Gaza, colocando um fim em uma das mais significativas crises humanitárias atuais. Resta-nos acompanhar as futuras decisões e esperar por uma paz duradoura na região.