Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Central de Libras oferece acessibilidade para eleitores surdos nas eleições em São Paulo

No próximo domingo (27), as eleições municipais chegam ao segundo turno e, para garantir a acessibilidade e inclusão de todos no processo democrático, a cidade de São Paulo vai disponibilizar uma Central de Intermediação de Libras (CIL) para eleitores surdos ou com deficiência auditiva.

A iniciativa, que pode ser acessada através do aplicativo CIL-SMPED (disponível na Google Play e App Store), ou por meio da leitura de um QR Code exibido em cartazes nos locais de votação, promete auxiliar aqueles que possuem alguma dúvida sobre o processo eleitoral. O serviço funcionará nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 7h às 19h.

Com a plataforma virtual, o eleitor poderá realizar uma videochamada em tempo real com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para esclarecer informações sobre a votação. Além do aplicativo CIL-SMPED, a população do interior terá a opção de usar a ferramenta através do link disponível na página do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), pelo aplicativo do PoupaTempo e através dos avisos com QR Code espalhados pelos prédios de votação.

Durante a interação, o TRE-SP orienta o eleitor surdo ou com deficiência auditiva a ficar em frente ao celular ou outro dispositivo móvel utilizado na videochamada para visualizar a sinalização em Libras do intérprete. As pessoas ouvintes não necessitam aparecer na tela de interação, pois poderão se comunicar com o intérprete por meio do viva-voz do aparelho.

Segundo o TRE-SP, o estado de São Paulo tem 445.464 eleitores que informaram algum tipo de deficiência. A fim de garantir o acesso de todos nos locais de votação, mais de 10 mil coordenadores de acessibilidade e cerca de 1.800 pessoas com conhecimento em Libras estarão presentes para auxiliar.

Com a intenção de promover ainda mais a inclusão, além da Central de Libras, os locais de votação foram adaptados para facilitar a circulação de pessoas, garantindo atendimento prioritário para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e a presença de cães-guia. Além disso, a urna eletrônica ganhou voz para auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão, e as teclas antiaderentes e números em alto-relevo com o alfabeto em braille facilitam o processo de votação.

Este conjunto de ações demonstra o compromisso do estado de São Paulo em tornar as eleições municipais acessíveis a todos os cidadãos, garantindo o exercício do direito democrático de forma igualitária.

VEJA MAIS

Juiz mantém condenação e Trump será sentenciado por suborno de atriz pornô

Um juiz de Nova York manteve a condenação contra Donald Trump no caso do pagamento…

Registros de ocorrências caem mais de 30% durante Réveillon no RJ

Registros de ocorrências relacionados ao Réveillon caíram em todo o estado do Rio, de acordo…

Centro Olímpico de BMX do Parque Radical de Deodoro é reinaugurado

As obras de recuperação do Centro Olímpico de BMX do Parque Radical de Deodoro foram…