Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Participe na Adaptação do Brasil às Mudanças Climáticas: Consulta Pública Agora Aberta

O Gabinete Brasileiro de Mudanças Climáticas está reescrevendo o futuro climático do país e convida o público a contribuir. A Estratégia Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas está agora em consulta pública na Plataforma Brasil Participativo, aberta até o dia 13 de novembro.

Este é uma oportunidade única para os brasileiros influenciarem diretamente a estratégia do país para enfrentar a emergência climática. A primeira proposta para o plano foi desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em colaboração com outras 25 pastas governamentais.

A Estratégia Nacional de Adaptação aborda planos de ação de curto, médio e longo prazo para as mudanças necessárias nos sistemas humanos, como cidades, e sistemas naturais, como florestas, a fim de garantir o desenvolvimento sustentável e a justiça climática. Este plano é apenas uma parte do Plano Clima maior, que vai orientar a política pública brasileira na luta contra o aquecimento global e suas consequências.

Na Plataforma Brasil Participativo, a Estratégia é apresentada em documentos separados em sete capítulos distintos que abordam contextos, impactos, vulnerabilidades, e adaptação, identificando e discutindo os principais riscos, impactos e vulnerabilidades no Brasil e no mundo.

Contribuir para esta estratégia exige a criação de um perfil de usuário na plataforma gov.br. Dentro de cada capítulo, sugestões e comentários podem ser adicionados por parágrafo. Uma vez concluído, essas contribuições são revisadas e consideradas em uma atualização do plano que é submetido à aprovação do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM).

O Plano Clima será complementado pela Estratégia Nacional de Mitigação, que se concentrará em reduzir as emissões de gases de efeito estufa do país, os principais contribuintes para as mudanças climáticas. Também serão feitas consultas públicas para esta estratégia.

Além disso, estratégias específicas para determinados setores socioeconômicos também serão desenvolvidas, com sete tendo medidas de mitigação e 16 com ações de adaptação. Esses planos setoriais também estão abertos à contribuição do público.

No geral, a Estratégia Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas representa uma oportunidade para os cidadãos terem um papel ativo nas políticas públicas de combate às mudanças climáticas. Todos os brasileiros são incentivados a participar e contribuir com a sua perspectiva única. Ao somar nossas vozes, podemos trabalhar juntos para um Brasil mais resiliente e sustentável.

VEJA MAIS

Registros de ocorrências caem mais de 30% durante Réveillon no RJ

Registros de ocorrências relacionados ao Réveillon caíram em todo o estado do Rio, de acordo…

Centro Olímpico de BMX do Parque Radical de Deodoro é reinaugurado

As obras de recuperação do Centro Olímpico de BMX do Parque Radical de Deodoro foram…

Fatec 2025: veja 10 provas anteriores para estudar

O vestibular para as Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) será no…