Combate à Venda de Suplementos Adulterados: Ações Essenciais da Senacon

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) tomou uma ação decisiva nesta terça-feira (22), ao anunciar que está empenhada em combater a venda de suplementos nutricionais adulterados. Esta é uma questão crítica na indústria de nutrição, com vários vendedores e plataformas digitais sendo convidados a prestar esclarecimentos.

“Produtos como a creatina, que são amplamente consumidos, apresentam níveis muito abaixo do indicado, chegando até a 0% em alguns casos. Esse cenário é alarmante”, comunicou o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), Marcelo Bella. As constatações alarmantes foram divulgadas após a realização de testes de laboratório que apontaram uma prevalência preocupante de produtos adulterados no mercado.

Como resultado das descobertas, a Senacon, em conjunto com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), o Conselho Federal de Nutrição (CFN) e a Abenutri, decidiu concentrar esforços para identificar e impor medidas regulatórias aos vendedores de suplementos nutricionais adulterados. Na avaliação da Senacon, a venda desses produtos representa uma grave ameaça à saúde pública e aos direitos dos consumidores, e ações subsequentes são necessárias para minimizar esses danos.

“No começo do mês, a Abenutri divulgou uma lista de 18 marcas de creatina que foram reprovadas na análise da associação”, mencionou a Senacon, revelando um exemplo de como é extensa a questão dos suplementos adulterados. O ato de publicar estes dados ajuda a informar os consumidores e destacar a importância da regulamentação e da fiscalização na indústria de suplementos nutricionais.

Em resumo, a ação tomada pela Senacon é um passo imprescindível para a proteção do público contra a ameaça representada pelos suplementos nutricionais adulterados. Esta iniciativa é uma prova do compromisso do órgão com a saúde do consumidor e com a garantia de seu direito a produtos genuínos e seguros.

VEJA MAIS

Após intoxicação, associações de bebida e de oftalmologia fazem alerta

Alarmadas com os casos de intoxicação, no estado de São Paulo, por ingestão de metanol…

Ataque a tiros em Igreja Mórmon deixa ao menos um morto, em Michigan

Um homem dirigiu seu veículo contra as portas da frente de uma Igreja de Jesus…

Ginastas brasileiros encerram competição na Hungria com cinco pódios

O fim de semana na cidade de Szombathely, na Hungria, foi produtivo para a ginástica…