De acordo com o boletim de saúde divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês nesta terça-feira (22), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está estável e apto para retomar a sua rotina de trabalho após um incidente domiciliar. O boletim não mencionou a possibilidade de realização de viagens e informou que um exame de controle será realizado em 72 horas.
Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial – Palácio da Alvorada, na última sábado (19). O incidente resultou em uma batida na cabeça que exigiu a aplicação de cinco pontos na região da nuca. A partir dos exames de imagem realizados na época, foi constatada uma pequena hemorragia no cérebro, o que fez com que a equipe médica aconselhasse o ex-presidente a evitar viagens longas, incluindo uma que estava programada para a Cúpula de Líderes do Brics, em Kazan, Rússia.
O exame de imagem está estável em comparação ao anterior, com a programação de realizar novo exame de controle em 72h. Encontra-se apto a exercer sua rotina de trabalho, declarou o boletim médico. O ex-presidente permanece sob os cuidados da sua equipe médica, incluindo o seu médico pessoal, Roberto Kalil Filho, e a médica da Presidência, Ana Helena Germoglio.
Lula tinha planejado participar em eventos de campanha no estado de São Paulo, depois do seu retorno da Rússia, aproveitando o segundo turno das eleições municipais no domingo (27). O seu voto estava agendado para ser realizado em São Bernardo do Campo, o seu reduto eleitoral. Além disso, ele ainda tem uma viagem marcada para Cali, na Colômbia, para participar da conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade até o próximo dia 1° de novembro.
A Secretaria de Comunicação da Presidência foi contatada pela Agência Brasil para possíveis esclarecimentos sobre as previsões de viagens do ex-presidente Lula, e ainda aguarda resposta.