O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caracterizado por sua resiliência e dedicação ao cargo, não permitiu que um acidente doméstico interferisse em seus principais compromissos de trabalho. Ainda se recuperando, Lula manteve as reuniões de trabalho no Palácio da Alvorada, e planeja passar por novos exames nesta terça-feira (22) para, então, definir a agenda dos próximos dias.
Na manhã do sábado passado, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, onde, infelizmente, bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca. Apesar do susto inicial, Lula demonstrou estar sem grandes complicações de saúde nas redes sociais, ao publicar uma foto da reunião com Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, e Celso Amorim, assessor especial da Presidência.
Segundo Padilha, que esteve com Lula durante a reunião pós-acidente, o presidente mostra-se “muito ativo” e, “em nenhum momento, teve qualquer tipo de perda de consciência ou desorientação”.
Em função do acidente doméstico, Lula teve de cancelar a viagem à Rússia para a Cúpula de Líderes do Brics, um importante bloco de países emergentes. No entanto, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Viera, assumiu a representação do país no evento, mantendo contato constante com o presidente sobre as principais temáticas discutidas.
Além disso, ao voltar da Rússia, Lula estava previsto a participar de atos de campanha no estado de São Paulo e a votar em São Bernardo do Campo, seu domicílio eleitoral. A presença de Lula nessas agendas e em uma viagem futura à Colômbia para a conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade depende exclusivamente da liberação médica.
Quero passar uma mensagem de tranquilidade, a viagem foi cancelada por determinação médica para manter a observação, evitar uma viagem muito longa, são várias horas de viagem até onde é a reunião do Brics, ele trabalharia em um fuso horário diferente, esclarece Padilha.
Lula fez exames de triagem no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, logo após o acidente, e também na manhã seguinte. Segundo o boletim médico, além do ferimento na nuca, o acidente não trouxe grandes consequências e ele pode continuar a exercer suas atividades na capital federal.
Agora, todos acompanharemos as notícias ansiosos por atualizações sobre a saúde de Lula e suas futuras ações como Presidente.