Conflito de Gestão no Hospital Federal de Bonsucesso: Manifestantes Bloqueiam Acesso ao Hospital no Rio de Janeiro

A mudança de gestão no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio de Janeiro, tem provocado uma série de protestos à porta do hospital. Pelo quarto dia consecutivo, os servidores do hospital manifestam a sua discordância com a decisão do Ministério da Saúde de designar o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) como o novo gestor desta unidade hospitalar federal.

Os manifestantes têm bloqueado a entrada de membros do Ministério da Saúde e do GHC à unidade de saúde da Zona Norte, numa clara expressão de repúdio à mudança. Eles argumentam que a transferência de gestão não só retrata um processo de privatização, mas também questões pertinentes à contratação de funcionários temporários. A decisão de passar a administração do HFB para o GHC foi marcada para iniciar na última terça-feira (15), porém, deparou-se com esta resistência.

A líder do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência no Estado do Rio (Sindsprev/RJ), Christiane Gerardo, juntou-se aos servidores nos protestos. Ela reitera que continuarão a bloquear o acesso até à audiência de conciliação agendada para segunda-feira (21), onde planejam apresentar todas as suspeitas suscitadas pela nova gestão.

Por outro lado, o Ministério da Saúde insiste que o GHC é uma empresa pública, com experiência em operações nacionais e que adere integralmente ao Sistema Único de Saúde (SUS). Afirmam também que a mudança vai trazer maior qualidade no atendimento ao hospital.

No entanto, o Hospital Federal de Bonsucesso sofreu um sucateamento ao longo dos anos e tem convivido com uma série de problemas, incluindo a falta de pessoal e infraestrutura eficiente, além de fechamento de leitos e do setor de emergência.

Enquanto o conflito contínua, a principal preocupação deverá ser proporcionar uma saúde de qualidade, accessible à população e garantir que os pacientes não sejam os mais prejudicados por estes conflitos internos. Será essencial encontrar um consenso que favoreça tanto os funcionários quanto a manutenção apropriada do hospital para garantir um atendimento adequado à população.

VEJA MAIS

Força Nacional atuará no MT para segurança da aplicação do CNU 2025

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou, nesta sexta-feira (26), o emprego da…

Tetra e penta: Brasil abre Mundial de atletismo paralímpico com ouro

O primeiro dia de provas do Mundial de Atletismo Paralímpico, em Nova Delhi, na Índia,…

Hidrogênio verde enfrenta desafios para cumprir potencial energético

Em toda estrutura metálica das cidades, há um passado que envolve emissão de gases poluidores…