No cenário atual, a tecnologia tem papel fundamental no dia a dia de todos, inclusive para exercer a cidadania através do voto. Dessa forma, é de extrema importância estar informado sobre como utilizar o e-Título, aplicativo para votação digital, nas próximas eleições.
Por isso, a Justiça Eleitoral informa que aqueles que desejam usar seu título digital para votar no primeiro turno das eleições municipais devem baixar o aplicativo e-Título para celulares até sábado, véspera do pleito. Importante ressaltar que no dia de votação, o download será suspenso para evitar instabilidade no sistema. O acesso, consequentemente, será retomado na segunda-feira após as eleições.
O e-Título é um aplicativo gerido pela Justiça Eleitoral, utilizado não apenas como documento de identificação para votação, mas também para acessar informações como o endereço do local de votação e justificar ausência. Para um funcionamento descomplicado, o aplicativo deve possuir a biometria e foto do título digital atualizados, sem esquecer de preencher os dados pessoais solicitados.
Em caso de não cumprimento dessas especificações, o eleitor só terá o direito ao voto se estiver portando um documento oficial com foto. Note que o e-Título pode ser baixado nas lojas de aplicativos Apple e Android de forma gratuita.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais da metade das contas cadastradas não estão atualizadas e devem fazer o procedimento que está disponível na aba de atualização da loja do aplicativo.
Lembre-se, no dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine portando o aparelho celular. Este deverá ser deixado com os mesários.
Portanto, mantenha-se bem informado, atualize ou adquira seu e-Título a tempo das eleições e exerça seu direito de cidadão de forma prática e digital.