Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ONS sugere retomada do horário de verão no Brasil

O retorno do horário de verão no Brasil poderá estar mais próximo do que muitos imaginam. Nesta quinta-feira (19), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sinalizou ao governo federal a necessidade de readotar essa medida, que traz mudança de uma hora no relógio durante os meses mais quentes. No entanto, a decisão final continua nas mãos das autoridades, que prometeram uma avaliação cuidadosa do cenário.

Alexandre Silveira, o ministro de Minas e Energia, informou que uma decisão deve ser tomada nos próximos dez dias. Caso seja efetivada, a volta do horário de verão seria ainda para o verão de 2024. No entanto, Silveira foi cauteloso ao afirmar que, mesmo diante da recomendação da ONS, não há um risco energético para 2024, graças ao planejamento adotado pelo seu ministério. Mas mesmo com esses cuidados, ele destacou que é crucial avaliar essa situação pensando mais à frente, mais especificamente nas demandas energéticas de 2025 e 2026.

A ONS considera a adoção do horário de verão uma medida que beneficia o equilíbrio do fornecimento energético. Não é à toa que o Canadá é comumente citado como exemplo de país que segue o mesmo caminho, ajustando sua oferta energética às demandas variáveis durante o ano.

O horário de verão no Brasil foi instituído em 1931, funcionou continuamente de 1985 até 2019 e voltou a ser um assunto relevante após o governo anterior decidir revogá-lo. Em abril de 2019, a alegação utilizada para a revogação era que essa medida proporcionava pouco impacto na economia de energia do país. Essa decisão, no entanto, pode ser desfeita nos próximos dias, considerando a nova recomendação da ONS.

VEJA MAIS

Vini Jr é expulso em reencontro com Valencia; Real Madrid vira nos acréscimos

Em sua primeira partida no Mestalla, estádio do Valencia onde viveu caso grave de racismo,…

Bizuário: o que é e como criar o seu

A estudante Ana Paula Cunha, 20, foi uma das oito mulheres aprovadas no vestibular do…

Banco central argentino fecha operação de empréstimo de US$ 1 bi com bancos estrangeiros

O banco central da Argentina informou na sexta-feira (3) que conseguiu um acordo de recompra…