Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Indícios de Ação Coordenada em Incêndios Florestais, Aponta Policia Federal

A Policia Federal do Brasil está investigando uma série de incêndios florestais que vem devastando grandes áreas do país e evidencias apontam para possível ação coordenada. O delegado Humberto Freire de Barros, que atua como diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Policia Federal, em entrevista a Globo News, afirmou que alguns dos incêndios podem ter sido resultado de ação planejada.

Humberto Barros, com base em investigações preliminares, revelou que houve o inicio simultâneo de diversos focos de incêndio, o que indicaria uma ação coordenada. Alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter acontecido ações coordenadas. É um ponto inicial da investigação, disse ele.

Essa hipótese ganha força e credibilidade com o recente posicionamento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. O ministro defende a investigação e punição para quem provoca queimadas ilegais e afirma que há evidências claras de ação humana na origem de parte dos incêndios que assolam o país.

“Há ação humana. Por isso, o Supremo vem com essa ideia de diálogo, mas, ao mesmo tempo, de coerção, investigação e punição dessa ação humana, declarou o ministro. A preocupação é que essas ações coordenadas visem especialmente áreas de proteção ambiental, como a Amazônia e o Pantanal.

Até o momento, para combater as queimadas, estão mobilizados 842 profissionais e 18 aviões, conforme dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O levantamento mais recente aponta para 116 incêndios registrados e 83 já extintos. As investigações seguem em curso, com o objetivo de identificar e punir os responsáveis pelos incêndios. Essa possível ação coordenada transforma não só o cenário natural brasileiro, mas amplia o debate sobre políticas de proteção ao meio ambiente e medidas eficientes para prevenir ações ilícitas na natureza.

VEJA MAIS

Bizuário: o que é e como criar o seu

A estudante Ana Paula Cunha, 20, foi uma das oito mulheres aprovadas no vestibular do…

Banco central argentino fecha operação de empréstimo de US$ 1 bi com bancos estrangeiros

O banco central da Argentina informou na sexta-feira (3) que conseguiu um acordo de recompra…

Indígenas Avá-Guarani pedem proteção ao Ministério da Justiça

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apelou ao Ministério da Justiça e Segurança…