Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Planeta em Aquecimento: Aumento Considerável da Temperatura em Agosto

O planeta Terra está aquecendo a um ritmo alarmante. Recentemente, em agosto, alcançamos a infeliz marca de 1,51 graus Celsius acima do nível pré-industrial. Essa conclusão emergiu dos dados coletados pelo Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas da União Europeia. De fato, este não foi um evento isolado. A tendência tem sido semelhante nos últimos 14 meses, com 13 meses mostrando um aumento notável da temperatura global. O período de setembro de 2023 a agosto de 2024 alcançou um novo recorde, sendo a maior média de temperatura registrada para qualquer período de 12 meses – 0,76°C acima do período entre 1991 e 2020 e 1,64°C acima da média pré-industrial de 1850 a 1900.

Não podemos ignorar a crescente temperatura da superfície do mar. Em agosto de 2024, a temperatura média do mar foi de 20,91°C. Esses dados, que consideram as zonas Temperadas e Intertropical a cerca de 10 metros de profundidade, são os segundos valores mais altos já registrados para esse mês, apenas 0,07°C abaixo do registrado em agosto de 2023.

Com base nessas tendências, é muito provável que o ano de 2024 ultrapasse as temperaturas recordes de 2023. A frequência dessas temperaturas recorde traz consigo a terrível possibilidade de 2024 tornar-se o ano mais quente já registrado. Samantha Burgess, diretora adjunta do Copernicus Climate Change Service, alertou sobre as consequências catastróficas da falta de ação. Segundo Burgess, a continuação de eventos climáticos extremos, intensificados por esses aumentos de temperatura, implica consequências mais devastadoras para as pessoas e para o planeta.

Além da alteração de temperaturas, o Serviço Copernicus destacou que agosto foi marcado por eventos catastróficos augmentados pelo clima. Uma grande parte da América do Sul foi mais seca do que a média, dando lugar à ocorrência generalizada de incêndios florestais no Brasil.

Sob financiamento da União Europeia, o programa Copernicus é a principal iniciativa de observação terrestre que recorre a satélites, navios, aeronaves e estações meteorológicas em todo o mundo, para produzir análises de dados de vários setores, sendo eles: atmosférico, marinho, terrestre, alterações climáticas, segurança e emergência. Este programa é coordenado e gerido pela Comissão Europeia, com parceria de vários Estados-Membros, da Agência Espacial Europeia (ESA), da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos e do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas em Médio Prazo.

A crise do aquecimento global está à nossa porta e é nossa responsabilidade atuarmos agora para mitigar seu impacto. Em tempo de desafios sem precedentes, a ação coletiva para combater as mudanças climáticas nunca foi tão urgente.

VEJA MAIS

Registros de ocorrências no Réveillon caíram no Rio de Janeiro

Registros de ocorrências relacionados ao Réveillon caíram em todo o estado do Rio, de acordo…

Maíra Cardi: quando sangramento pode indicar aborto espontâneo?

A influenciadora Maíra Cardi, 41, revelou em suas redes sociais na quinta-feira (2) que perdeu…

Dino manda suspender repasses de emendas a 13 ONGs que não cumprem transparência

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (3) a suspensão…