Ação Humana é Responsável por 99,9% dos Incêndios em São Paulo, Alega Defesa Civil

Em análise feita pela Defesa Civil do estado de São Paulo, verificou-se que 99,9% dos incêndios ocorridos durante o fim de semana foram fruto da ação humana. Nesse contexto, a entidade afirmou que também se recorre a fotos de satélite para auxiliar na identificação da origem dos incêndios.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, revelou que pelo menos 31 inquéritos já estão em andamento, sob a responsabilidade da Polícia Federal, visando investigar possíveis atos criminosos que possam ter provocado os incêndios. Durante coletiva de imprensa, Wolff reiterou a importância da apuração em todos os casos, pois a definição do resultado de cada inquérito cabe ao resultado da investigação.

Tais incêndios surpreenderam pela sincronia, visto que quase 50 cidades do estado notificaram focos de incêndio em simultâneo. O Secretário também atribuiu a propagação dos incêndios à falta de chuva até o dia 24 e aos ventos que atingiram a velocidade de até 70 quilômetros por hora.

Houve uma diminuição dos focos de incêndio, como relatado pela Defesa Civil na manhã de segunda-feira, após chuvas terem ajudado a apagar boa parte dos incêndios. Mesmo assim, o secretário Wolnei Wolff, alerta para a continuidade dos esforços no combate, contando inclusive com helicópteros, aeronaves carregando enormes quantidades de água e cerca de 500 militares do exército na região.

Por outro lado, quase 56 cidades paulistas relataram terem sido afetadas pelos incêndios, entretanto, ainda não se tem um decreto federal de emergência. Isso porque é necessário primeiro o município emitir tal decreto para então informar ao estado.

Neste cenário, o governo de São Paulo instaurou um gabinete de crise para coordenar ações de controle e monitoramento da situação. Desta forma, observa-se um esforço conjunto das autoridades em buscar soluções para o controle dos incêndios, e investigações para apurar as reais causas desses eventos.

A situação é classificada como anômala pelo diretor de Controle do Desmatamento e Queimadas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Raoni Rajão. As investigações continuam em andamento para identificar claramente as circunstâncias ao redor dos incêndios e tomar as medidas adequadas para responsabilizar os eventuais autores.

VEJA MAIS

Reprodução assistida: entenda novos desafios éticos e legais na área

A medicina reprodutiva evoluiu de forma impressionante nas últimas décadas. Técnicas como a fertilização in…

O que dizem as defesas dos denunciados por tentativa de golpe no núcleo 2

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta terça-feira (22), mais seis denunciados pela…

Papa Francisco pede cessar-fogo em Gaza em breve aparição na Páscoa

O Papa Francisco reiterou seu apelo por um cessar-fogo imediato em Gaza em uma mensagem…