Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

titulo: Cursos e Materiais Gratuitos da OMS Sobre a Mpox Disponíveis em Oito Idiomas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou disponibilidade de cursos e materiais educativos gratuitos em oito idiomas, inclusive português, sobre a Mpox, uma doença comprometedora, recentemente decretada como uma emergência em saúde pública de relevância internacional. Os recursos podem ser facilmente acessados no site oficial da entidade.

Os materiais e cursos lançados pela OMS abrangem diversas tópicos, desde a evolução global da situação da Mpox no continente africano, passando por explicações detalhas sobre os sintomas e sinais característicos da doença, até as opções de tratamento e precauções para prevenção e controle de infecções associadas à doença. Outro aspecto importante abordado nos materiais é a forma de transmissão da Mpox, como detectar clinicamente casos suspeitos, diferenciando dos quadros de outras doenças como varicela humana e sarampo, e a importância do manuseio adequado de amostras biológicas para testes laboratoriais.

Esses materiais fornecem também informações sobre a distribuição geográfica da Mpox e a maneira correta de conduzir uma investigação de surtos da doença, acompanhada de respostas eficazes para o contexto. No dia 14 do último mês, a OMS decretou que o quadro de Mpox no continente africano é uma emergência em saúde pública de importância internacional, devido ao risco de disseminação global e uma potencial nova pandemia, o mais alto nível de alerta da entidade.

Dados da OMS indicam que mais de 15 mil casos suspeitos da doença foram identificados apenas na República Democrática do Congo, com 537 notificações de mortes. Também houve confirmação de infecções no Burundi, Quênia, Ruanda, África do Sul e Uganda.

No Brasil, o Ministério da Saúde instalou um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar as ações de resposta à doença no país. A instituição garantiu que desde a primeira emergência declarada em função da Mpox, de 2022 a 2023, a vigilância tem sido uma prioridade no país.

O ministério citou que vem monitorando atentamente a situação global, com base nas informações compartilhadas pela OMS e por outras instituições. Já começou também a atualização das recomendações e do plano de contingência para enfrentar a doença em território brasileiro.

Foi anunciado ainda que está em negociação a aquisição emergencial de 25 mil doses contra a Mpox com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Com esse conjunto de informações e ação, fica evidente a importância dos materiais e cursos oferecidos pela OMS no controle da disseminação da doença. São recursos valiosos para profissionais da saúde e público em geral entenderem a situação da Mpox globalmente e contribuírem para um controle efetivo da doença.

VEJA MAIS

Divisão de inteligência contra extremistas pode ser permanente no DF

A divisão de inteligência criada após um extremista morrer ao detonar uma carga explosiva em…

Gustavo Gómez revela interesse do Palmeiras em três jogadores paraguaios

O zagueiro Gustavo Gómez revelou que o Palmeiras fez consultas a ele sobre três jogadores paraguaios,…

Quem foi Hemetério dos Santos, o 1º professor negro registrado no Brasil

Hemetério José dos Santos, intelectual que viveu em meados do século 19 até início do…