Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Revisão do PIB de 2024 e Possível Crescimento Médio: Perspectivas Econômicas do Ministro Fernando Haddad

Em evento recente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, levantou a questão de uma possível revisão na projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2024. Haddad expressou a probabilidade de mais uma revisão da previsão do PIB para este ano, aumentando as discussões sobre as condições econômicas do Brasil no futuro.

O Brasil não deve crescer abaixo da média mundial. Penso que o país pode mirar uma taxa de crescimento média acima de 2,5%, sem nenhum risco de desequilíbrios importantes afirmou o ministro, mostrando-se otimista sobre os rumos da economia brasileira.

Essas afirmativas foram feitas durante o Itaú BBA Macrovision, um dos mais tradicionais eventos do mercado financeiro, realizado em São Paulo. Durante o evento, Haddad também discutiu sobre a capacidade do país de manter a inflação dentro da banda de tolerância da meta, mesmo em meio a desafios como a crise hídrica e o desastre no Rio Grande do Sul.

Outro ponto importante destacado pelo ministro foi a possibilidade do Brasil alcançar o grau de investimento pela Moody’s até 2026. Essa perspectiva surge após a agência de classificação de risco elevar o rating do Brasil de Ba2 para Ba1. No entanto, Haddad também alertou sobre a necessidade de acertar as políticas econômicas para garantir a manutenção desse avanço.

O ministro também falou sobre a reforma do Imposto de Renda. Contudo, ele não acredita ser possível enviá-la ao Congresso Nacional ainda neste ano, destacando que a reforma precisa ser neutra para não acarretar riscos fiscais.

Além das questões econômicas, Haddad também manifestou sua preocupação com a ascensão do conservadorismo e do discurso anticientífico tanto no Brasil, quanto em um cenário global. Segundo o ministro, essa tendência não contribui para um bom futuro, defendendo que a prosperidade do país só será conquistada com foco na ciência, na democracia e na valorização das liberdades.

Fazendo um balanço, é visível que os desafios existem, mas a postura do Ministro Haddad é de otimismo e foco na busca pelas soluções para os rumos na economia brasileira, garantindo um crescimento sustentável e inclusivo. Conclui dizendo, Eu penso que desenhar boas instituições é o segredo para que o desempenho econômico seja mais satisfatório. E obviamente, a ciência tem que fazer parte desse projeto. Nunca vi nenhum país ir para frente negando as evidências científicas ou negando as recomendações da ciência.

VEJA MAIS

Técnico português Artur Jorge deixa o comando do Botafogo

O técnico português Artur Jorge não está mais no comando da equipe de futebol profissional…

USP oferece curso gratuito sobre marketing para 2025; inscrições abertas

A USP (Universidade de São Paulo) está com inscrições abertas para um curso sobre tendências…

Receita Federal irá monitorar dados de cartão de crédito e Pix

As operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento que movimentam recursos financeiros devem…