Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Premiação no Rio de Janeiro Estimula Redução de Evasão Escolar

No Rio de Janeiro, diretores escolares estão sendo incentivados a reduzir drasticamente a evasão escolar. A estratégia? Uma recompensa em forma de prêmio. O Prêmio Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio, lançado recentemente, visa premiar os diretores de escola que conseguirem a maior queda na taxa de deserção escolar.

Ao todo, 66 escolas serão contempladas com o prêmio se tiverem a maior diminuição percentual na taxa de abandono escolar entre os anos de 2023 e 2024. No evento de um empate, a escola que apresentar o menor índice absoluto de abandono escolar em 2024 será a vencedora.

Os resultados serão apurados pela Divisão de Análise de Dados da Educação e Cultura e pela Divisão de Avaliação da Educação e Cultura da Firjan SESI. Eles analisarão os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As escolas vencedoras serão anunciadas em 2025. O Prêmio Ouro será entregue a 14 escolas. Estes estabelecimentos de ensino receberão um programa de imersão internacional para o diretor escolar, além de materiais de ensino para a instituição. Além disso, 52 escolas receberão o Prêmio Prata, que inclui um programa de imersão nacional para o diretor escolar.

A evasão escolar é um problema significativo no Brasil, e o ensino médio é particularmente afetado. Segundo o Censo Escolar, o ensino médio tem a maior taxa de repetência, de 3,9%, e de evasão, de 5,9%. O estudo Desafios e Oportunidades no Combate à Evasão no Ensino Médio, realizado pela Firjan SESI e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), revelou que há meio milhão de jovens acima de 16 anos abandonando a escola todos os anos. Com iniciativas como o Prêmio Firjan SESI SEEDUC, espera-se que essa estatística possa ser reduzida no futuro.

VEJA MAIS

Vini Jr é expulso em reencontro com Valencia; Real Madrid vira nos acréscimos

Em sua primeira partida no Mestalla, estádio do Valencia onde viveu caso grave de racismo,…

Bizuário: o que é e como criar o seu

A estudante Ana Paula Cunha, 20, foi uma das oito mulheres aprovadas no vestibular do…

Banco central argentino fecha operação de empréstimo de US$ 1 bi com bancos estrangeiros

O banco central da Argentina informou na sexta-feira (3) que conseguiu um acordo de recompra…