O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) atualizou recentemente as previsões climáticas para o Brasil. E apesar das diferenças regionalmente notáveis, as próximas mudanças previstas servem de alerta tanto para aqueles que enfrentam chuvas intensas, como para os que se encontram em meio à seca.
Prevê-se que nos próximos dias, uma frente fria se desloque pelo sul do Brasil, provocando chuvas consideráveis. Esta instabilidade climática deve afetar inicialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, intensificando as chuvas noturnas. A previsão indica que essa frente fria se tornará mais intensa e se estenderá ao Paraná e ao sul de Mato Grosso do Sul. Na sequência, a chuva passará a diminuir entre sábado e domingo, quando a frente se deslocará para o estado de São Paulo e outras áreas do Sudeste.
Porém, na contramão deste cenário, a região central do país continuará apresentando altas temperaturas e um clima extremamente seco, com poucas chances de chuva. Estas condições climáticas desfavoráveis são consequência de uma persistente massa de ar quente e seco que vem predominando na região. Dentre as áreas mais afetadas, contam-se algumas áreas do Centro-Oeste e do Norte do Brasil, com temperaturas elevadas de até 41ºC. Além do calor insuportável, os índices de umidade poderão chegar a menos de 15% em algumas localidades.
Assim, num quadro de quase bipolar climática, o país continuará a enfrentar desafios distintos de região para região. Com cada vez menos esperança de alívio para a seca na parte central do país, os preparativos para eventos de chuva intensa no Sul e Sudeste devem ser priorizados. Desta forma, o INMET mantém a população brasileira informada e alerta para que seja possível lidar da melhor maneira com estas previsões climáticas.