Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

James Earl Jones, a Voz Lendária por trás de Darth Vader, falece aos 93 anos

O mundo do cinema acordou em luto nesta terça-feira (9), com a triste notícia da morte de uma das vozes mais icônicas da indústria de Hollywood, James Earl Jones, aos 93 anos. Famoso por dar voz ao vilão Darth Vader na franquia Star Wars e ao rei Mufasa na animação clássica O Rei Leão, Jones morreu em sua casa, rodeado por sua família. A causa de sua morte não foi divulgada, no entanto, sabe-se que o ator lutava contra o diabetes há vários anos.

Jones contribuiu de maneira significativa para a indústria do cinema e do teatro com seu talento inegável e sua voz inconfundível. Apesar de ter lidado com uma gagueira severa na infância, nunca deixou que esse obstáculo interferisse em sua paixão pela atuação. Ele iniciou sua carreira no teatro e brilhou em seu primeiro grande papel na peça The Great White Hope, que explorava o racismo através do mundo do boxe.

Ao longo de sua carreira, Jones interpretou uma vasta gama de personagens, sempre com uma dedicação e profissionalismo admiráveis. Foi a personificação do Rei Jaffe no filme Um Príncipe em Nova Iorque ao lado de Eddie Murphy em 1988, além de sua atuação em Conan: O Bárbaro, Campo dos Sonhos e Caçada ao Outubro Vermelho.

James Earl Jones, que apresentou quase 200 performances memoráveis em sua carreira na televisão, teve o privilégio de retornar a alguns de seus papéis mais famosos nos últimos anos de sua vida. Em 2019, novamente emprestou sua voz ao rei Mufasa em uma versão mais realista de O Rei Leão, assim como retomou seu papel como Rei Jaffe em Um Príncipe em Nova Iorque 2 em 2021. Em seu último ato, Jones voltou a dar voz a Darth Vader na mini-série Obi-Wan Kenobi, uma derivação da franquia de filmes Star Wars.

James Earl Jones deixou sua marca indelével na história do cinema e do teatro, demonstrando não apenas seu enorme talento, mas também sua determinação e coragem frente às adversidades. A sua contribuição para a indústria do entretenimento será sempre lembrada, bem como a alegria e a emoção que trouxe para inúmeros fãs ao redor do mundo. Que a força esteja com você, James Earl Jones. Seu legado será para sempre lembrado.

VEJA MAIS

Banco central argentino fecha operação de empréstimo de US$ 1 bi com bancos estrangeiros

O banco central da Argentina informou na sexta-feira (3) que conseguiu um acordo de recompra…

Indígenas Avá-Guarani pedem proteção ao Ministério da Justiça

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apelou ao Ministério da Justiça e Segurança…

Registros de ocorrências no Réveillon caíram no Rio de Janeiro

Registros de ocorrências relacionados ao Réveillon caíram em todo o estado do Rio, de acordo…