STF Decreta Continuidade dos Processos Contra Marcelo Odebrecht.

A tranquilidade de Marcelo Odebrecht foi interrompida pela decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma revisão de posicionamento de seu colegiado, o STF decidiu, nesta sexta-feira, dar continuidade aos processos da Operação Lava Jato contra o empresário. A virada de jogo ocorreu após uma revisão em um recurso que foi protocolado em Junho pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Essa ação tinha como alvo a decisão individual do ministro Dias Toffoli, que havia suspendido as ações da operação contra Odebrecht.

O movimento de Toffoli para suspender as ações contra Odebrecht ocorreu em Maio deste ano, quando o ministro entendeu que a suspensão era necessária devido a um suposto conluio entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da República que participavam da operação. Esse entendimento foi aplicado também para decisões envolvendo outros investigados na operação.

Logo após isso a PGR reagiu, recorrendo da decisão e argumentando que a decisão de Toffoli não poderia ser estendida para Marcelo Odebrecht. Após a análise do recurso, o colegiado do STF decidiu por 3 votos a 2 reverter parte da decisão de Toffoli. Cabe agora à primeira instância analisar a suspensão dos processos, uma vez que foi mantida a anulação dos atos judiciais praticados pela Força-Tarefa da Lava Jato.

Essa decisão do STF contou com os votos do próprio Toffoli, que reajustou seu próprio entendimento, e dos ministros Nunes Marques e Gilmar Mendes. Nesta votação, André Mendonça e Edson Fachin ficaram vencidos. O desfecho dessa história será aguardado atentamente pelo mundo jurídico e pela sociedade brasileira. Como sempre, a Operação Lava Jato continua gerando movimentos e reviravoltas que despertam o interesse e curiosidade de todos.

VEJA MAIS

Após intoxicação, associações de bebida e de oftalmologia fazem alerta

Alarmadas com os casos de intoxicação, no estado de São Paulo, por ingestão de metanol…

Ataque a tiros em Igreja Mórmon deixa ao menos um morto, em Michigan

Um homem dirigiu seu veículo contra as portas da frente de uma Igreja de Jesus…

Ginastas brasileiros encerram competição na Hungria com cinco pódios

O fim de semana na cidade de Szombathely, na Hungria, foi produtivo para a ginástica…