A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) torna-se destaque na mídia ao ter seis de seus profissionais nomeados como finalistas no Prêmio +Admirados Jornalistas Negros, uma prestigiosa premiação dedicada a honrar o trabalho dos jornalistas negros na imprensa brasileira.
Os seis jornalistas da EBC que se destacaram no jornalismo e ganharam a nomeação são Iara Balduíno e Luciana Barreto da TV Brasil; Cibele Tenório e Victor Ribeiro, da Rádio Nacional; Beatriz Arcoverde, da Radioagência Nacional; e Juliana Cézar Nunes, da Agência Brasil.
Este tanjosado prêmio possui várias etapas. Na próxima fase, o prêmio vai eleger os TOP 50 Jornalistas +Admirados do Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem (foto e vídeo), e os Veículos TOP 5 (Geral e Liderados por Jornalistas Negros ou Negras). A TV Brasil, a Agência Brasil e a Radioagência Nacional também foram reconhecidas e estão competindo como Veículo Geral.
A competição é rigorosa. Na categoria Veículo Geral, por exemplo, houve 48 indicações e apenas 14 chegaram à fase final. Avançando um pouco mais, existem subcategorias, específicas para veículos liderados por jornalistas negros, onde 81 indicações resultaram em 27 veículos classificados para a segunda fase de votação.
A votação é aberta ao público. Para participar, basta acessar este link e escolher até cinco opções entre os finalistas de cada categoria indicada. A premiação será realizada no dia 11 de novembro no Itaú Cultural, em São Paulo.
Na ocasião, serão revelados os profissionais TOP 10 e o campeão em cada uma das categorias, além dos campeões regionais. O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros é uma iniciativa do Jornalistas&Cia em parceria com 1Papo Reto, Portal Neo Mondo e Rede Jornalistas Pretos, com o objetivo de homenagear profissionais e publicações de destaque no jornalismo. Seus esforços são imensamente necessários para ampliar a representatividade e a diversidade na mídia brasileira.