Nove Estados Brasileiros Adotam Lei Seca Durante Eleições Municipais para Garantir Ordem e Segurança

Em 9 estados brasileiros, a venda de bebidas alcoólicas será proibida no dia das eleições municipais, o que fica popularmente conhecido como Lei Seca. São eles: Acre, Amapá, Pará, Piauí, Maranhão, Alagoas, Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Esses estados decidiram implementar esta iniciativa a fim de diminuir os riscos de desordem que possam comprometer o processo eleitoral.

A decisão para a implantação da Lei Seca ocorre a nível local, feita por autoridades de segurança pública e eleitorais. Em seis estados, sendo eles Acre, Amapá, Pará, Piauí, Maranhão e Alagoas, a Lei Seca será aplicada em todo o território. Já em Tocantins, Mato Grosso e Goiás, a decisão será válida para zonas eleitorais específicas.

A Lei Seca segue um princípio de preservar a ordem e a tranquilidade do dia das eleições, prevenindo possíveis problemas associados ao consumo de álcool. Em muitos dos casos, as Secretarias de Segurança foram as responsáveis por tomar a decisão, como ocorreu no Piauí, Maranhão e Alagoas. No Acre, juízes eleitorais de primeira instância foram os responsáveis pela decisão.

Por outro lado, não haverá restrições ao consumo de álcool durante o período eleitoral em alguns estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. No Paraná e em Pernambuco, a decisão seria das Secretarias de Segurança, mas até o momento não houve qualquer notificação sobre a Lei Seca.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) posicionou-se contra a Lei Seca durante as eleições. Segundo a Abrasel, além dos mencionados anteriormente, os estados de São Paulo, Sergipe, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte também decidiram não adotar qualquer restrição à venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição.

O debate diante desse cenário é marcado por diferentes perspectivas. Enquanto autoridades de segurança buscam garantir a ordem no momento das eleições, entidades ligadas a bares e restaurantes se posicionam contrariamente, evidenciando a variedade de posições sobre a Lei Seca neste contexto. A situação nos demais estados brasileiros ainda não foi informada, de acordo com a Agência Brasil.

VEJA MAIS

Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

Os eventos climáticos são os principais responsáveis pela explosão de casos de febre oropouche, de…

Deputado pede que PGR investigue asilo à ex-primeira-dama do Peru

O deputado federal Sanderson (PL-RS) oficiou a Procuradoria-Geral da República (PGR) na quinta-feira (17) para…

EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria

Os EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria nos próximos meses…