Condenação Brasileira à Ação de Israel Contra António Guterres, Secretário Geral da ONU

A recente ação israelense contra o importante representante da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, tem provocado indignação na comunidade global. O Brasil, como participante ativo da política mundial, expressou seu descontentamento, condenando a movimentação do governo de Israel.

Sem dúvidas, a marca de ‘persona non grata’ atribuída ao Secretário Geral da ONU, António Guterres, por Israel, teve um eco substancial nas esferas diplomáticas. Segundo release emitido no dia 4 pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro, o ato provoca impactos em torno de assuntos de suma importância para a região do Oriente Médio. Afeta, diretamente, os esforços para o estabelecimento de um cessar-fogo na região, a libertação de reféns e a efetivação da solução de dois Estados, configurada por um Estado Palestino independente convivendo com Israel em harmonia e segurança.

Um dia antes, em 2 de fevereiro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Israel Katz, não só atribuiu a marca de ‘persona non grata’ a Guterres, mas também baniu sua entrada no território israelense. Para Katz, a imagem de Guterres ficará para a posteridade “como uma mácula na história da ONU”.

A resposta do Brasil exalta o papel central da ONU e lamenta as consequências que tal ação pode trazer. Sobretudo, o desvio que a mesma acarreta do caminho à paz, objeção principal da criação da ONU no pós-Segunda Guerra Mundial. Neste contexto, o ato também diminui o potencial para estabelecer uma solução pacífica na instável região do Oriente Médio.

Concluindo, a posição do Brasil manifesta o forte apoio à ONU, especialmente a seus ramos, a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança, no objetivo contínuo de restaurar a paz no Oriente Médio e promover uma solução de dois Estados.

VEJA MAIS

Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

Os eventos climáticos são os principais responsáveis pela explosão de casos de febre oropouche, de…

Deputado pede que PGR investigue asilo à ex-primeira-dama do Peru

O deputado federal Sanderson (PL-RS) oficiou a Procuradoria-Geral da República (PGR) na quinta-feira (17) para…

EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria

Os EUA planejam retirar cerca de metade de suas tropas da Síria nos próximos meses…